Rumor: Intel apresentará placa de vídeo dedicada na CES 2019

Rumor: Intel apresentará placa de vídeo dedicada na CES 2019

Além da parceria com a AMD que resultou no lançamento dos processadores Kaby Lake-G, que contam com chip gráfico da família Radeon, a Intel está preparando mais uma grande novidade que que seria mostrada durante a CES 2019: a apresentação de uma GPU dedicada, para rivalizar com NVIDIA e com a própria AMD. A Intel estaria envolvida no planejamento dessa nova GPU há pelo menos dois anos.

Conforme explicamos neste artigo essa não seria a primeira investida da Intel nesse segmento. A primeira placa de vídeo Intel foi a Intel 740, lançada em janeiro de 1998. Esse modelo baseado em um barramento AGP tinha 4 MB de memória SDR (64-bit) que rodava com o clock efetivo de 100 MHz. O clock da GPU era de 66 MHz e única saída de vídeo era a VGA. 

Intel 740

A segunda tentativa veio um ano depois, em 1999, com a i752, até que neste mesmo ano ano a Intel resolveu mudar a estratégia e passou a investir nas iGPUs, os chips de vídeo integrados ao processador.

Embora a Intel ainda não tenha confirmado que está realmente produzindo uma nova GPU dedicada para rivalizar com gigantes do setor como NVIDIA e AMD alguns movimentos casam totalmente com essa tese. No ano passado a intel contratou Raja Koduri, ex-chefe da divisão Radeon  Technologies Group, que na gigante de Santa Clara é o responsável por  divisão “Núcleos e Computação Visual”. Esse novo setor irá expandir a participação e poder de fogo da Intel no mercado de soluções de gráfico integrado.

Outro indício (e esse ainda mais condizente com todo o assunto), é que a Intel também contratou Chris Hook, que era o diretor de marketing da divisão Radeon Technologies Group da AMD. Na Intel ele é o chefe de marketing de gráficos dedicados.  Até Jim Keller, criador da microarquitetura Zen, também se juntou à Intel.

Porém essa nova GPU dedicada, codinome Artic Sound, seria voltada, primeiramente, para o mercado profissional (setor de IA), uma concorrência para as NVIDIA Quadro, Tesla e Radeon Pro. 

Além desse modelo para o setor corporativo, Raja Koduri teria dividido o desenvolvimento da Artic Sound em duas, e que a segunda variante pode ser um modelo para o mercado gamer, concorrendo com as GeForce e Radeon. 


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X