Startup francesa lança aquecedor doméstico que pode minerar criptomoedas

Startup francesa lança aquecedor doméstico que pode minerar criptomoedas

QC1, esse é o nome do aquecedor doméstico lançado pela startup francesa Qarnot, que aquece a residência onde está instalado graças a uma aplicação secundária que esse equipamento também desempenha: a mineração de criptomoedas. O calor gerado pela mineração é disseminado pelo ambiente através do radiador.

O QC1 é uma atualização em relação ao Q.rad, um aquecedor lançado em 2013 que incorporou microprocessadores como fonte de calor. O calor gerado por esse novo modelo é proveniente de duas placas de vídeo RX 580 da AMD, modelos Nitro RX de 8 GB da Sapphire.

Com essa configuração é possível minerar a uma velocidade de  60 MH /s. A Qarnot estima que com esse aquecedor/minerador é possível obter cerca de 80 euros por mês em Etherum. Como se trata de um servidor Linux a empresa diz que o usuário pode acessar diretamente o sistema e configurar para que outra criptomoeda, a Zcash, possa ser minerada.

O QC1, obviamente, também conta com uma fonte de alimentação e processador. Além das placas de vídeo, a geração de calor também é realizada através de condutores adicionais. A estrutura é em alumínio e madeira e pesa cerca de 27 Kg. O consumo pode ultrapassar os 650W. As dimensões do aquecedor são: 65 x 62,5 x 16 cm.

De acordo com a Qarnot não é preciso se preocupar com ruído, o QC-1, é 0db. A companhia explica que como a dissipação é feita pelo próprio radiador e  internamente não há discos rígidos e fans nenhum barulho desagradável irá atrapalhar sua noite de sono.

A Qarnot também ressalta a facilidade de instalação, e “plug-and-mine” (conecte e comece a minerar). Em menos de 10 minutos o dispositivo está completamente configurado e pronto pra trabalhar. É preciso conectar o QC-1 à Internet. O controle do processo de mineração pode ser feito por um aplicativo para celular.

O QC-1 da Quarnot já está em pré-venda por 2.900 euros.

Você também deve ler!

Acute Angle PC, o mini-PC com design estiloso para mineração de Etherum

Mania da mineração de criptomoedas está aumentando consideravelmente o preço das placas de vídeo


Siga o Hardware.com.br no Instagram

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X