Intel lançou a 8ª geração Intel Core (Coffee Lake) mesmo sabendo das falhas de segurança

Intel lançou a 8ª geração Intel Core (Coffee Lake) mesmo sabendo das falhas de segurança

O Google é uma daquelas empresas que atua em tantas áreas diferentes que é até difícil listar; uma delas é na caçada de falhas de segurança, através do louvável Google Project Zero. Criado em 2014, esse projeto reúne alguns dos melhores hackers do mundo que trabalham para encontrar brechas de segurança, e, como manda o figurino da ética hacker, comunicar as empresas responsáveis para que o problema seja corrigido antes da falha chegar ao conhecimento do público e imprensa, evitando as tradicionais desculpas e comunicados que reforçam o “compromisso com a segurança”, e bla, bla, bla. 

Porém, o Google Project Zero não só comunica, ele também estipula um prazo (que costuma ser de 90 dias) para que a falha seja corrigida pela empresa antes que eles criem um grande estardalhaçado, escancarando o problema – um grande incentivo para correr ainda mais contra o relógio e resolver a brecha. 

A Intel que está envolvida na primeira grande polêmica de 2018 do mundo da tecnologia, com as falhas de segurança Meltdown e Spectre em seus processadores. De acordo com fontes próximas, a gigante de Santa Clara sabia do problema bem antes dele “cair na boca do mundo”, e que os responsáveis por esse aviso foram justamente os pesquisadores Google Project Zero. A Intel teria sido avisada em maio de 2017.

Evidente que um problema tão significativo como essas falhas que afetam os processadores Intel e em menor escala os da AMD e ARM não seria completamente resolvido tão rapidamente, mas o curioso aqui, é que a Intel resolveu não mexer no roadmap, e colocou no mercado a 8ª geração Intel Core (Coffee Lake), lançada em setembro. Mesmo sabendo falhas, optou por não adiar o lançamento.

Outro ponto “curioso” é que o CEO da Intel, Brian Krzanich, que evidentemente sabia da dimensão da bomba que estava prestes a estourar, seguiu a cartilha do mercado de ações, e no dia 29 de novembro de 2017, vendeu 245 mil ações e acabou embolsando mais de US$ 39 milhões. Kraznich ficou apenas com 250 mil ações, o mínimo estabelecido por contrato para que ele continue à frente da Intel.

Brian Krzanich

Como essa situação de vender ações pouco antes da explosão de um assunto tão impactante como a descoberta de problemas de segurança pode caracterizar utilização de informação privilegiada, o que é execrado no mercado de ações, a Intel se pronunciou ao site Marketwatch, negando que a negociação esteja relacionada com o anúncio das falhas, e que a venda já estava agendada.

Você também deve ler!

Atualização que corrige brecha de segurança dos processadores Intel interfere no desempenho? Fizemos o teste

Empresa de segurança esclarece pontos interessantes sobre as vulnerabilidades Meltdown e Spectre

Intel libera lista dos seus processadores que são afetados pelas falhas de segurança Spectre e Meltdown

Microsoft libera atualização que corrige brecha de segurança em CPUs Intel

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X