Gartner aponta que as vendas de PCs voltarão a crescer a partir de 2017

Gartner aponta que as vendas de PCs voltarão a crescer a partir de 2017

2015 foi um ano pavoroso para o mercado de computadores, inclusive fizemos um artigo comentando sobre todas as dificuldades enfrentadas nas vendas. O efeito “bola de neve” desse mercado em declínio desencadeou em uma série de problemas, como por exemplo para os lojistas, já que em um ano mais de 18 mil lojas de informática foram fechadas. Porém, de acordo com o Gartner, que é conhecida pela suas previsões de mercado, aponta que em 2017 o mercado de computadores voltará a crescer.

Em 2015 o mercado de PCs ficou abaixo dos 300 milhões de unidades vendidas, o que não acontecia desde 2008

Em 2016 o mercado ainda continuará em queda, a previsão aponta que serão vendidos 284 milhões de computadores, bem próximo aos 289 milhões vendidos no ano passado. Já a partir de 2017 o Gartner aponta que serão vendidos 296 milhões, superando 2015 e 2016. A empresa ainda vai além e aponta os número em 2018: 306 milhões de unidades vendidas, mantendo o crescimento em relação a 2017.

IDC Brasil: mercado brasileiro de PCs sofre queda de 36% nas vendas em 2015

O Gartner aponta que esse crescimento será desencadeado por um interesse maior na integração entre o Windows 10 com os processadores Skylake da Intel, além do esquecimento do público em relação ao tablets (confira o nosso artigo sobre o panorama atual desse mercado). 

Em relação aos dispositivos, os que se encaixam na categoria dos “ultramobile premium” serão os responsáveis por essa melhora no mercado, já que os PCs tradicionais e notebooks continuarão em queda.

Um dos motivos que sempre é citado quando o assunto é o declínio no mercado de PCs – a falta de necessidade em trocar de computador – começa a afetar o mercado de smartphones. De acordo com o Gartner esse ano o crescimento estará na casa dos 7%, primeira vez que os índices alcançam apenas um dígito. A companhia aponta que os preços e a falta de necessidade na troca de smartphone é o responsável por esse crescimento mais comedido em relação aos anos anteriores. Até 2019 mais de 150 milhões de usuários em países emergentes irão retardar o processo de troca de um smartphone, até que funcionalidades e o preço estejam mais atraentes.

Fonte(s): My Solution info

 

​Siga-me no Twitter: @WRPlaza 🙂

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X