Reveladas informações sobre a nova arquitetura de processadores AMD

Reveladas informações sobre a nova arquitetura de processadores AMD

Sabemos que a AMD está planejando uma nova arquitetura de processadores x86 de alta performance. A arquitetura Zen da AMD deverá ser lançada em 2016, utilizando o processo de fabricação FinFet de 16nn. A nova CEO da AMD , Lisa Su (falamos dela recentemente aqui no site), parece estar muito confiante que a AMD tem capacidade de criar uma arquitetura de processadores high-end que sejam competitivos com os concorrentes no mercado.

A AMD recentemente contratou alguns nomes de peso da indústria de processadores, nomes como Jim Keller, Raja Koduri e Mark Papermaster, estarão presentes no projeto da nova arquitetura da AMD.

A empresa deve ter escolhido 2016 para anunciar a arquitetura Zen, devido a projetos que já estão em andamento para serem anunciados pela AMD, como por exemplo a linha de APUs Carrizo, arquitetura está que será lançada para substituir a linha Kaveri. O lançamento das APUs Carrizo a princípio estavam programadas para serem lançadas em março de 2015, mas ao decorrer deste ano alguns sites como o Digitimes noticiaram que a APU Carrizo de entrada, o Carrizo-L seria lançado em dezembro de 2014. Com esse lançamento a AMD marca o fim da arquitetura conhecida como Bullzoder, e com o fim desta arquitetura, signifca que a AMD deverá realmente lançar uma nova plataforma de processadores de alto desempenho, que podemos apontar que seja a arquitetura Zen.

A algum tempo atrás o ex-CEO da AMD , Rory Read, disse que a empresa iria continuar avançando com a tecnologia de fabricação dos processadores. E que a AMD faria uma transição para o processo 16nn FinFet em 2016, o que poderia trazer a arquitetura de 16nn para os processadores Zen.

Recentemente a CEO da AMD, Lisa Su, disse que a empresa está planejando seus novos projetos de CPUs aproveitando as oportunidades de atualizações de servidores densos, oportunidade esta tanto para processadores ARM quando para os x86, e que a AMD está indo atrás dos novos mercados contra alguns dos negócios mais tradicionais.

As APUs de 20nn para o mercado de servidores estão previstas para serem lançadas em 2015, como parte da sua iniciativa paralela, de fundir processadores ARM e x86 no mesmo socket.

E em relação a plataforma Zen, teremos que aguardar para saber mais informações, mas com certeza haverá um grande aumento de desempenho em relação as plataformas atuais.

E você acredita que novo projeto da AMD  poderá apresentar um alto desempenho? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X