AMD anuncia nova CEO: Lisa Su

AMD anuncia nova CEO: Lisa Su

AMD, conhecida empresa fabricante de processadores e placas gráficas, anunciou ontem (08) que está com uma nova CEO (Chief Executive Officer). Lisa Su foi apresentada pelo anterior CEO, Rory Read, numa conferência de voz realizada pela empresa, onde foi tornada pública a transição. Lisa Su tinha antes o cargo de COO (Chief Operating Officer) na companhia. Antes disso, porém, ela já havia trabalhado nas empresas Freescale Semiconductor e também na IBM, sendo responsável pela direção estratégica de tecnologias. Sua área de formação é engenharia.

Lisa Su foi apresentada por Read com as seguintes palavras: “Ela é uma profissional da área de semicondutores que adora esse espaço e o conhece muito bem. Lisa está pronta e é o passo certo a dar na direção de liderar a transformação da AMD“. Analistas aprovaram a mudança. Por exemplo, Patrick Moorhead, que já trabalhou na AMD e hoje é consultor independente, disse: “Dou crédito a Rory Read por ter estabilizado a companhia quando o mercado de PCs afundou, mas a AMD mais do que tudo precisa crescer. Lisa é respeitada na indústria e vai trazer um novo olhar para a companhia.

Desta forma tem início a terceira etapa de reestruturação da AMD, que teve início ainda na era Read. A primeira etapa era mudar o foco dos negócios da companhia, reestruturar suas operações e então ir para a terceira etapa, que é a de crescer e se diversificar. E é aí que entra Lisa Su. Ela disse, a respeito desta nova fase da empresa:

Acredito que o movimento de crescimento em tecnologia é ditado pela forma com que aceleramos. Queremos simplificar nossa companhia para que possamos melhorar nosso desempenho junto ao mercado

 Ela pretende apostar nas tecnologias corretas e, assim, reformular a sua linha de produtos, dando enfâse na diversificação deles. A AMD não vai parar de produzir processadores x86 e nem ARM. Esses dois segmentos continuarão coexistindo. Embora a empresa continue no negócio de PCs, que vem caindo paulatinamente, ela também procurará crescer no nicho de chips semicustomizados, que tem como principal cliente o mercado corporativo. Uma AMD forte e saudável iria acirrar novamente a competição que existe com a Intel e a NVIDIA. E todos nós sabemos que a concorrência só beneficia o consumidor, com produtos, chips e GPus melhores e a um custo mais baixo.

Vamos ficar de olhar e ver se, nos próximos meses, a AMD melhora a sua participação de mercado e volta a ser aquela gigante dos tempos de outrora.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X