Windows 8 em 6 meses: 100 milhões de licenças vendidas

Windows 8 em 6 meses: 100 milhões de licenças vendidas

Tami Reller, responsável por marketing e finanças do Windows 8, respondeu a uma sessão de perguntas e respostas sobre o que se passou nesses seis meses de lançamento comercial do sistema.

Nesses seis meses foram vendidas mais de 100 milhões de licenças do Windows 8. O número inclui todos os tipos: as licenças OEM (que vêm com novos computadores, notebooks ou tablets) e as atualizações vendidas em DVD ou download. A velocidade da adoção deu uma caída pelo visto, já que em janeiro anunciaram a venda de 60 milhões de licenças.

A quantidade de aparelhos certificados para o Windows 8 e Windows RT (a versão ARM) chega a 2400.

Ela reafirma que o Windows Blue é uma atualização que será lançada ainda neste ano, algo corroborado por Julie Larson-Green, VP do Windows na Wired Business Conference. Um preview público da atualização será liberado no final de junho durante a conferência BUILD.

O Windows “Blue” traz alterações na interface para responder ao feedback dos usuários. Há rumores de um recurso para iniciar diretamente no desktop e a volta do botão Iniciar (que levaria à mesma tela Iniciar atual, não ao menu antigo do Windows 7). Numa compilação vazada há algum tempo apareceram melhorias nos apps modernos, que poderiam rodar lado a lado ocupando metade da tela cada um (um avanço e tanto) e mais opções de personalização.

A atualização em questão também irá melhorar diversos aspectos técnicos do Windows, como melhor suporte a vários dispositivos com resoluções de tela inferiores e mais otimizações de desempenho.

Tami ainda comentou que a quantidade de apps na Windows Store cresceu 6 vezes desde o lançamento. Comparativamente ela passou a App Store do iOS no seu primeiro ano. Nesses seis meses mais de 250 milhões de apps foram baixados pela Windows Store. Um dado interessante é que quase 90% do catálogo é baixado todo mês, ou seja, muitos apps menos populares ainda assim são baixados por novos usuários com certa frequencia.

Desde o lançamento o Windows 8 vem recebendo atualizações importantes via Windows Update, como de costume. Além de melhorias nos apps nativos uma que se destaca é a ativação do Flash por padrão no Windows 8 e RT para todos os sites. No modo “Metro” (moderno) o Flash era liberado apenas para sites previamente testados.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X