Flash é liberado no IE 10 do Windows 8 e RT para todos os sites

O IE 10 no Windows 8 tem duas interfaces: a “moderna” ou “imersiva”, que roda em tela cheia; e a tradicional, que roda numa janela no desktop. No modo imersivo (conhecido anteriormente como “Metro”) o navegador só ativava o plugin do Flash para sites confiáveis, presentes numa lista de permissões mantida pela Microsoft. A principal questão apontada era a experiência do site para telas de toque e o consumo de energia, visto que muitos elementos em Flash exigem mais poder de processamento.

Alguns meses depois… Agora a Microsoft removeu a limitação, permitindo todos os sites por padrão. Páginas problemáticas ou com elementos em Flash que consomem muitos recursos ficarão numa blacklist, mas por padrão todas as outras são permitidas.

A mudança vale para o IE no Windows 8 e no Windows RT, a versão do 8 para processadores ARM. Neste último os sites marcados na blacklist não poderão rodar Flash nem mesmo no modo desktop. No Windows 8 comum (x86/64) o IE no desktop roda qualquer plugin, sem restrições, independente da lista.

De acordo com o post no blog da Microsoft hoje o cenário é um pouco diferente da época do laçamento do Windows 8: muitos sites usam elementos em Flash mais otimizados, que funcionam bem com interação por touchscreen.

Os critérios para evitar que um site seja incluso na blacklist podem ser vistos nesta página. Apesar de estar caindo em desuso no ramo mobile, muitos sites para desktops ainda dependem de uma coisa ou outra do Flash, sem contar algumas campanhas publicitárias que são montadas exclusivamente com a ferramenta.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X