O motivo por trás da guerra de patentes da Apple contra a Samsung

O motivo por trás da guerra de patentes da Apple contra a Samsung

Para quem ainda se pergunta o motivo por trás da determinação da Apple em lutar usando até a última patente contra a Samsung nos tribunais, os números da Samsung no segundo semestre podem ser bastante esclarecedores.

Embora a Apple esteja obtendo um lucro por unidade vendida maior, a Samsung está superando a maçã por uma grande margem e termos de volume de vendas e renda bruta. Em apenas três meses, a Samsung vendeu um total de 50.5 milhões de aparelhos, que equivalem a um market-share global de 35%, contra apenas 26 milhões de aparelhos vendidos pela Apple (um market-share de 18%).  A empresa também obteve um lucro líquido de 5.86 bilhões, um crescimento de 70% em relação ao mesmo período do ano passado.

Uma questão importante por trás da ascensão da Samsung é que a empresa está conseguindo combinar duas estratégias comumente usadas separadamente por outras empresas: focar em uma única linha forte, ou atacar simultaneamente em várias frentes, com muitos modelos diferentes.

O melhor exemplo da primeira estratégia é a Apple, que ao longo dos anos têm focado exclusivamente em uma única linha: o iPhone, criando um produto forte e apresentando versões atualizadas anualmente para aguçar o interesse do público. Um exemplo da segunda estratégia seria a Motorola, ou talvez a HTC, empresas que apresentam constantemente uma chuva de modelos, destinados a atenderem a cada pequeno nicho do mercado. Nenhum deles chega a vender mais do que alguns poucos milhões de unidades, mas as vendas totais somam valores expressivos.

A Samsung por outro lado possui tanto uma linha forte (a série Galaxy S) que sozinha vende quase tanto quanto o iPhone, combinada com vários outros modelos de menor visibilidade que completam as vendas, atingido outros nichos do mercado. Além da Apple, a Samsung está conseguindo ser mais exitosa que a própria Nokia nos bons tempos, o que vindo de um fabricante que vende primariamente aparelhos com o Android, tem um gosto especialmente amargo para a Apple. 

Para quem comprou a ideia da Apple de que o sucesso da Samsung é derivado unicamente de copiar os designs da maçã, o argumento é que a resposta não é tão simples assim, pois a Samsung estava travalhando em desings e interfaces muito similares à do iPhone original antes do lançamento do produto da Apple, como neste design de 2006 que a Samsung anexou à sua defesa:

 

Existiram até mesmo casos de modelos como o F700 (de 2006) que foram incluídos no caso original da Apple como designs que teriam copiado o iPhone, apenas para serem removidos uma vez que foi provado que na verdade eles foram lançados antes do produto da Apple. Esta outra imagem incluída na defesa da Samsung mostra vários designs de produtos da Samsung antes e depois do iPhone:

 

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