Release Preview do Windows 8 disponível, um passo antes da versão final

Release Preview do Windows 8 disponível, um passo antes da versão final

A nova versão de testes do Windows 8 já está disponível no site da Microsoft. Desta vez, a versão oferecida preferencialmente é um executável, que se encarrega de baixar os componentes do sistema e gerar um DVD ou pendrive de boot, disponível no:
http://windows.microsoft.com/en-US/windows-8/release-preview

Para quem prefere as boas e velhas imagens ISO, o download está no:
http://windows.microsoft.com/en-US/windows-8/iso

O Release Preview do Windows 8 estava agendado para a primeira semana de junho, mas a Microsoft acabou liberando a imagem um dia antes do esperado. Apesar do nome, esta versão é na verdade um Release Candidate do Windows 8, uma versão quase acabada do sistema, o último passo antes da versão final.

Mudanças como as melhorias no suporte a múltiplos monitores, a integração do Adobe Flash e as muitas mudanças na interface e no sistema de gestos do sistema que foram sendo anunciadas nas últimas semanas (com exceção do novo tema que substituirá o Aero no modo clássico) estão todas disponíveis nesta imagem. Além da possibilidade de serem colocados lado a lado, os aplicativos Metro agora oferecem um modo reduzido, que gera uma janela longa, com apenas 320 pixels de largura que pode ser dockeada no canto direito ou esquerdo do desktop, o que pode ser útil no caso de aplicativos de mensagem ou e-mail. Lentamente a Microsoft está encontrando formas de permitir que os aplicativos Metro coexistam com os aplicativos desktop. Este screen do tested.com mostra a nova opção, que deve ser suportada por todos os aplicativos Metro certificados:

Em relação à interface, a Microsoft está desenvolvendo uma série de gestos para o uso em trackpads. Todos os notebooks certificados para o Windows 8 deverão passar a utilizar trackpads compatíveis com o novo sistema, capazes de reconhecer toques múltiplos, assim como no caso das telas touchscreen dos aparelhos atuais. Muitos notebooks à venda no mercado já oferecem este suporte na parte de hardware e muitos deles já são reconhecidos pelo sistema, muito embora o suporte a gestos ainda esteja incipiente.

De uma forma geral, o desenvolvimento do Windows 8 têm sido mais centrado na interface, já que partes mais internas do sistema, como as APIs destinadas aos aplicativos Windows não-metro, drivers e suporte a dispositivos pouco mudaram em relação ao Windows 7, que se revelou uma plataforma bastante madura para que a Microsoft implantasse sua visão tabletizada de sistema desktop.
 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X