Mozilla começa a desenvolver versão Metro do Firefox para Windows 8

Como planejado, a Mozilla começou a trabalhar num port do Firefox para a interface Metro do Windows 8. O trabalho será longo, mas a parte básica já foi feita: construir um app desktop estilo Metro com privilégios acima dos apps Metro comuns.

De acordo com o relatado por um dos desenvolvedores, há três tipos de aplicativos possíveis para o Windows 8:

  • Aplicativos desktop clássicos (que não deverão ser liberados no Windows 8 ARM, com algumas exceções da MS)
  • Aplicativos Metro (tanto para x86 como ARM)
  • Navegadores desktop com estilo Metro

O Firefox entra nesta última categoria. O trabalho é grande porque ela está bem pouco documentada. Se o Firefox for feito como um app Metro comum ele perderia certos privilégios que os aplicativos tradicionais ou o próprio IE Metro do Windows têm. Esta terceira categoria, disponível também para apps de terceiros, ainda não é bem documentada. Pouca coisa pública há sobre ela no artigo da MS Desenvolvendo um navegador desktop estilo Metro; com as pesquisas do pessoal da Mozilla mais alguns detalhes foram publicados aqui e aqui. Eles estão contando que essas especificações não sejam alteradas quando o Windows 8 final for lançado.

Um navegador desktop com estilo Metro aparentemente só pode ser usado no Windows 8 caso seja definido como navegador padrão. A ideia da Mozilla é facilitar isso, caso o usuário prefira trocar o IE Metro pelo Firefox Metro.

Considerando que o Windows 8 ainda está em beta (Consumer Preview) muita coisa pode mudar até o RC e a versão final, então não dá para ter certeza que a estratégia da Mozilla dará certo. É provável que sim, pois se a Microsoft forçar o IE Metro como único navegador permitido ela conseguiria mais haters e eventualmente novos processos antitruste, como naquele caso do IE no Windows 7 na Europa. Além disso o trabalho na categoria de apps que mescla conceitos do desktop (como as APIs Win32) com a interface Metro para navegadores se deu pela própria Microsoft.

Saiba mais sobre o Firefox Metro aqui. O status do projeto é relatado no bug 732518.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X