Windows 7 na Europa permitirá escolher entre alguns browsers

Por:

A briga da União Européia com a Microsoft não terminou, mas entrou num acordo um pouco mais amigável. Há um grande rolo para tornar o Windows mais sociável à concorrência na Europa; eles alegam que o sistema vir com um único navegador não é o ideal. Praticamente todo mundo já ouviu ou leu alguma vez algo sobre isso.

Anteriormente a MS havia dito que não forneceria o IE com o Windows 7 na Europa, para cumprir com as regras de lá. A inclusão ou não ficaria a cargo dos fabricantes de PCs, mas o Windows “puro” seria sem o IE. Naturalmente ninguém gostou, usuários leigos teriam grandes dificuldades para instalar o primeiro navegador (afinal, como baixariam outro sem ter acesso aos sites?).

Depois de mais conversas e acordos, a MS ficou então de deixar o usuário escolher: na primeira utilização da internet os usuários poderão escolher entre alguns navegadores conhecidos.

Não foram revelados os nomes, todo mundo imagina que serão Internet Explorer, Firefox, Chrome, Opera e Safari, pelo menos os cinco mais populares.

Dessa forma o pessoal da União Européia (e também da Opera Software, que tem processos contra a MS) ficam mais contentes. E os leigos não se baterão para instalar o primeiro navegador.

Segundo a Microsoft, a única remoção no Windows 7E (versão européia) é mesmo o IE. Em outras instalações a ausência do IE poderá ser repetida ao desativar ele nos componentes do Windows, útil para experimentar como um programa se comportaria no Windows 7E. A falta do IE não deverá afetar a maioria dos programas que usam o controle ActiveX do navegador embutido (muitos programas e jogos), pois o núcleo do IE faz parte do Windows e será mantido. Para programadores verificarem se seus programas rodarão no Windows 7 europeu, a Microsoft publicou algumas dicas com as melhores práticas de programação para o Windows 7E. Veja:

http://windowsteamblog.com/[…]/2009/07/13/windows-7-e-best-practices-for-isvs.aspx

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X