Se tudo der certo, Firefox terá versão com interface Metro para Windows 8

A Mozilla tem planos para uma versão Metro do Firefox, própria para o Windows 8. Sem tantos detalhes, no roadmap da Mozilla consta para o segundo trimestre um projeto de testes, que serviria como um conceito para analisar a viabilidade.

Pistas de como o projeto começará estão no wiki. Há uma grande dificuldade que deverá ser confirmada e/ou contornada quando o beta (Consumer Preview) for lançado, no final do mês.

Os aplicativos Metro podem ser escritos em C++, VB, C# ou até mesmo HTML 5. Só que eles são bem diferentes dos programas win32 que estamos acostumados desde o Windows 95. Eles rodam de forma isolada, não podem acessar todas as APIs do sistema operacional.

Para desktops e tablets x86 isso não será um fator limitante, já que basta desenvolver no modelo tradicional, criando um aplicativo desktop em vez de Metro. Na pior das hipóteses bastaria usar as APIs desejadas, rodar o programa em tela cheia e simular por conta própria o jeitão Metro de ser. Já para o WOA (Windows on ARM) é necessário usar as APIs do WinRT, um novo conjunto de funções disponíveis aos programas.

Um navegador inteiro como o Firefox é um projeto complexo. A Mozilla espera poder usar APIs Win32 atuais para não precisar portar o Gecko, motor e renderizador do navegador. Pelo que tudo indica atualmente não é possível fazer isso com o Developer Preview e provavelmente não será na versão final. Se ela não puder aproveitar o Gecko atual ele precisaria ser portado para as APIs novas, o que daria uma boa dose de trabalho. Isso se trata apenas do motor, já que a interface de qualquer forma teria que ser feita do zero.

O IE com a interface Metro aparentemente usa funções avançadas do sistema não disponíveis aos outros apps Metro. Não sabemos se a Mozilla conseguirá convencer a Microsoft a abrir uma exceção, mas é provável que não. Pelo menos na plataforma ARM a Microsoft não quer que os aplicativos utilizem as APIs antigas, evitando ao máximo a criação de apps desktop, concentrando todos os esforços nos apps Metro.

De qualquer forma, um port do Gecko daria trabalho mas não seria impossível. Segundo a própria Microsoft é fácil portar código C/C++ para os aplicativos Metro, desde que estes códigos sejam “portáveis”, sem usar características específicas de um sistema ou conjunto final. Como o Firefox compartilha código do motor entre vários sistemas (Windows, Mac, Linux e em parte Android), essa tarefa não parece ser tão complicada para quem olha de fora.

Aproveitando, fica a dica para desenvolvedores: os vídeos da conferência Build de setembro do ano passado fornecem instruções práticas para criar apps Metro com o novo Visual Studio, já incluso no Developer Preview. No beta ele provavelmente estará mais completo, mas não é necessário esperar o beta para colocar a mão na massa.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X