Flash Player para Linux só no Chrome agora?

Indo direto ao ponto: a Adobe está mudando o desenvolvimento do Flash Player para Linux. Ele será distribuído apenas com o Chrome. As versões atuais continuarão sendo suportadas, mas no Linux as novas versões do Flash Player não poderão mais ser baixadas manualmente – ao que tudo indica, adeus compatibilidade com Firefox, Opera, Konqueror, etc…

O post no blog da Adobe cita uma mudança técnica: eles estão trabalhando numa nova API para integração ao navegador, que funciona de forma mais livre do sistema operacional, amenizando as diferenças na integração. Ela substitui a API atual que é baseada nos padrões do antigo Netscape. A nova API chamada internamente de “Pepper” está sendo desenvolvida em parceria com o Google. Futuramente, provavelmente ainda este ano, o Chrome já estará usando o novo Flash – tanto em 32 como 64-bit.

As versões posteriores ao Flash Player 11.2 para Linux só estarão disponíveis por meio da API “Pepper” no Chrome, e o plugin não ficará disponível no site da Adobe para download. A última versão do Flash player “tradicional” será suportada por cinco anos, basicamente com correções de segurança.

Curiosamente, fora do mundo Linux o Flash Player continuará suportando navegadores que não usam essa API.

Isso ainda vai dar o que falar, mas parece ser mais um passo para o fim do Flash, desestimulando o desenvolvimento para o mesmo. Hoje em dia não dá para pensar em desenvolver um site sem considerar o acesso mobile, e no ramo mobile pelo menos o Flash já teve seu fim  declarado, já que não terá novos recursos nem aprimoramentos. O Flash já não era bem visto para Linux, agora então…

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X