Busca do Google exibirá ainda mais resultados pessoais para usuários logados

Busca do Google exibirá ainda mais resultados pessoais para usuários logados

De uns tempos para cá o Google tem investido muito na busca “social”, que prioriza conteúdo obtido a partir dos seus amigos, familiares e contatos. Com o Google + e outras mudanças recentes no serviço, agora estão lançando mais um recurso que centraliza tudo isso na área de busca principal do google.com.

Agora o buscador listará melhor os perfis do Google+, mas a grande novidade mesmo é a inclusão de resultados pessoais. Coisas que você postou ou que foram compartilhadas com você aparecerão nas pesquisas.

Um exemplo dado pelo Google comentou a busca por “chikoo”, sendo que o cara tinha um cachorro com esse nome. Em vez de resultados genéricos, fotos do cachorro (devidamente publicadas e marcadas com o nome dele, de alguma forma) apareceriam também:

Exemplo de pesquisa personalizada com dados pessoais no Google

Os botões apontados pela seta verde na imagem alternam entre a busca com resultados pessoais/sociais e a busca “limpa”, genérica.

Botões para exibir ou ocultar resultados pessoais

Ao clicar no link com a contagem dos resultados personalizados, apenas eles serão exibidos, tornando o motor do Google um buscador exclusivo na sua rede de amigos na web. Queira ou não esta é uma forma de incentivar ainda mais o uso do Google+, Picasa, Blogger e outros produtos da empresa, já que dados sociais em redes fechadas ao buscador não serão exibidos.

Já a busca limpa não inclui modificações com base no usuário logado, nem mesmo as baseadas no Histórico da web que são aplicadas atualmente (serviço do Google que registra tudo o que você pesquisou). 

Até então este botão é válido somente para a sessão em uso. Quem preferir sempre omitir os resultados personalizados poderá definir isso nas configurações, para não precisar ficar clicando no botão.

Este pode ser um bom caso para quem gosta da busca do Google pura, aquela usada sem estar logado. Mas ainda é cedo para dizer se ela realmente será igual a uma busca pelo mesmo termo, no mesmo local, numa sessão deslogada e sem cookies anteriores. Buscas “limpas” assim são boas para donos de sites e blogs checarem rapidamente as posições em que suas páginas estão, sem que os resultados sejam influenciados pelas suas experiências pessoais – que quase sempre trariam resultados que não correspondem ao Google “real”, usado pelas outras pessoas (ainda assim a ordenação dos resultados depende do IP, localização, etc).

As mudanças começam a valer em breve para pesquisas em inglês no google.com. Alguns usuários conseguem acesso antes, outros mais tarde… O que é normal nos lançamentos desse tipo no Google. Não há data prevista para lançamento em outros idiomas ainda.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X