TinyCore 4.1 e Wary Puppy 5.2.2

Foi lançado no final de semana o TinyCore 4.1, uma atualização daquela famosa distro minimalista com imagem ISO de incríveis 10 MB. Na verdade já passou dos 10 mas a ideia foi mantida: a imagem básica tem 11,5 MB.

Não há tantos destaques específicos, basicamente pacotes atualizados e mais correções de problemas. O changelog no fórum lista todas as modificações. As atualizações feitas no tc-config melhoram áreas como a definição do UTC, identificação do /dev/rtc e gerenciamento do loadcpufreq. Há correções e melhorias também para o microcore sem X, entre várias outras coisas mais técnicas.

Os links de download estão no ibiblio.

Se você nunca ouviu falar do TinyCore, vale a pena conhecer o projeto. Não é todo dia que aparece uma distro com 10 MB fornecendo interface gráfica e um gerenciador de pacotes. Simples e básica, mas expansível e personalizável.

Aproveitando, outra distro minimalista – mas com outro foco – foi atualizada nesses dias também: o Wary Puppy 5.2.2. Esta é uma versão com atualizações leves, basicamente correções e melhorias. Esta edição é voltada a computadores antigos ou com hardware bastante limitado. Há várias “edições” do Puppy, distro que pode ser feita com pacotes de outras. Saiba mais sobre ele na notícia de outubro, do lançamento da versão 5.2.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X