Adobe demitirá 750 funcionários em reestruturação, e pode abandonar o Flash mobile

A Adobe está reestruturando seus negócios, focando 2012 na área de mídia digital e marketing. A empresa irá demitir cerca de 750 funcionários na América e Europa, sendo esta uma das ações da reestruturação.

Ela fará uma reunião hoje de onde deverá sair mais detalhes, mas algumas coisas superficiais foram postadas no press release.

Apesar de não dar tantos detalhes, o anúncio destaca a participação da empresa na área de publicidade e mídia digital, além de um maior comprometimento no desenvolvimento de ferramentas para HTML 5. Nesse ramo ela tem o Dreamweaver, Edge e PhoneGap, este uma aquisição recente da Nitobi. Além da Nitobi recentemente várias empresas foram adquiridas por ela, como a Auditude e TypeKit.

Fontes da ZDNet informaram o fim do desenvolvimento do Flash para dispositivos mobile, o que inclui a versão para Android. Isto precisa ser confirmado publicamente, de qualquer forma o rumor da ZDNet ganha força com o anúncio da reestruturação da empresa.

Pelo que a ZDNet obteve, a Adobe continuaria mantendo as versões atuais com correções críticas, mas não faria novas versões do Flash para smartphones e tablets. Em vez disso ela incentivaria os desevolvedores a migrarem suas soluções para formas de “aplicativos” (por exemplo, com o Adobe Air) ou HTML 5.

No ramo mobile o sistema de maior destaque para Flash é o Android, embora seu desempenho deixe a desejar em muitos dispositivos. Por muito tempo a Adobe tentou convencer a Apple a liberar o plugin para o Safari no iOS, mas nunca conseguiu. De forma geral, para atingir todo o mercado mobile os desenvolvedores não podem usar o Flash, o que acaba afetando o desenvolvimento do projeto – as versões para Android e outros dispositivos servem mais para rodar o conteúdo atual, herdado dos desktops, sem necessariamente estimular a criação de novos.

É provável que a confirmação ou negação desse boato seja feita ainda hoje, durante ou depois da reunião financeira da Adobe, em que ela deverá anunciar melhor seus planos para o ano que vem.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X