Dennis Ritchie, criador da linguagem C e co-criador do Unix, morreu aos 70 anos

Dennis Ritchie, criador da linguagem C e co-criador do Unix, morreu aos 70 anos

Faleceu aos 70 anos neste último final de semana Dennis MacAlistair Ritchie, criador da linguagem de programação C e também responsável pelo começo do Unix junto com Ken Thompson.

O anúncio foi feito por um amigo dele, Rob Pike, que declarou “Ele era um homem quieto e muito reservado, mas também era meu amigo, colega e colaborador, e o mundo perdeu uma grande mente”.

Dennis Ritchie

Apesar da idade ele ainda atuava como consultor, tendo trabalhado até 2007 como pesquisador na Lucent. Esta era então proprietária dos antigos Bell Labs, de onde nasceu o Unix – que mais tarde inspiraria a criação de outros sistemas que conhecemos bem, dispensando comentários.

Um artigo de fevereiro do Augusto Campos (do BR-Linux) comenta um prêmio recente que Dennis Ritchie ganhou, o Prêmio Japão, sendo um grande reconhecimento para ele (entre vários) com relação à ciência e tecnologia.

O mundo da tecnologia passou por uma grande perda recentemente com a morte de Steve Jobs, e logo alguns dias depois foi a vez do Dennis Ritchie. Infelizmente o nome dele não é tão lembrado como o de Jobs, muitos nem sabem quem ele era, mas o legado é tão importante quanto – provavelmente até mais, considerando o trabalho feito. É difícil imaginar um sistema operacional atual ou um grande programa sem passar pela linguagem C ou alguma de suas várias derivadas.

O trabalho dele impulsionou muitas coisas, sem as quais a computação de hoje poderia ser bem diferente, provavelmente atrasada em relação ao padrão que conhecemos e esperamos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X