GIMP 2.7.3 apresenta nova interface em janela única

GIMP 2.7.3 apresenta nova interface em janela única

Uma das maiores críticas que o GIMP recebe é pela sua interface: não que ela seja ruim, mas é diferente do comportamento esperado para outros programas populares. Com isso, quem tenta usar o GIMP em substituição a outros programas muitas vezes fica desapontado.

Já faz um bom tempo que anunciaram projetos de uma interface unificada, onde todas as ferramentas e a janela da imagem fariam parte da mesma janela. Falta pouco para isso agora, boa parte do trabalho na interface está sendo aplicado na versão 2.7.3, em desenvolvimento.

Ela oferece o modo de janela única, que deve agradar muitos que vieram de outros editores. Ele não é ativado por padrão, no entanto. É necessário clicar em Windows > Single Window Mode (não sei como ficará traduzido, talvez no menu Janelas > Modo de janela única).

Nova interface do GIMP

Imagem via OMG Ubuntu

A versão 2.7.3 tem outros aprimoramentos, mas é apenas para testes: ela não é estável, e mesmo que funcione, não deve ser usada em ambientes sérios, já que no final poderá causar incompatibilidade com scripts de terceiros.

O código fonte (mirrors) está disponível para os curiosos interessados, mas no estado em que se encontra não é para qualquer usuário, já que o pessoal do GIMP não recomenda a distribuição de pacotes compilados dessas versões não estáveis. Compilar o GIMP pode ser fácil ou extremamente complicado, dependendo do seu nível de familiaridade com o sistema. Se não puder fazer isso, o melhor é aguardar mais um pouco a chegada do GIMP 2.8 🙂

Quem usa Ubuntu pode aproveitar e adicionar o repositório ppa:matthaeus123/mrw-gimp-svn, mas não é oficial, podendo trazer alguns problemas se você precisar da versão estável na mesma máquina/instalação.

Há mais detalhes na lista de desenvolveores, além das notas de versão.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X