Netflix no Brasil?

Netflix no Brasil?

A Netflix é um famosa empresa de streaming de filmes completos nos Estados Unidos. Parece que está vindo ao Brasil e alguns outros países da América Latina (o Financial Times requer cadastro mas se você for rápido dá para pegar um print).

Ainda é cedo para afirmar quando iniciarão as atividades por aqui, e de que forma, mas o registro dela já consta na Junta Comercial do Estado de São Paulo:

Dados da Netflix Brasil

http://www.jucesponline.sp.gov.br/Pre_Visualiza.aspx?nire=35225391081&idproduto=

A razão social é “NETFLIX ENTRETENIMENTO BRASIL LTDA.”, com registro da constituição feito em 27/04/2011, e início da atividade em 25/04/2011. A categoria é justamente a área de atuação dela nos EUA:

Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet

Isso pode ser o primeiro passo para que ela forneça seus serviços por aqui. A NetMovies, startup popular no Brasil, terá que rebolar. O acervo da Netflix nos EUA é enorme, enquanto que o da NetMovies (para ver online) deixa bastante a desejar. Outros grupos no Brasil atuam timidamente na área, como alguns portais que investem em canais de vídeo e redes de TV por assinatura com vídeos on demand.

A entrada da Netflix certamente vai fazer o mercado tremer. Nos EUA ela foi responsável (junto com outros serviços, em menor escala) pela grande crise na Blockbuster, um nome que parecia que nunca cairia. Lá nos Estados Unidos a mensalidade é de $8 para streaming online, mais alguns poucos dólares caso queira receber filmes em mídia física. E ela não fica só no computador, já que libera o streaming para outros dispositivos populares por lá – Xbox, Wii e PS3. Os norte-americanos ainda contam com o Hulu, especializado em séries e programas de TV (que tem sua versão paga) e agora o YouTube.

O mercado brasileiro é diferente dos EUA em vários aspectos. Além de uma “cultura” de pirataria e altos impostos (uma coisa leva a outra, gerando uma bola de neve), temos problemas graves no alcance da internet rápida. Mas nem tudo está perdido: os usuários de banda larga (ou quase larga) já são muitos, a grande variedade de vídeos no YouTube é uma prova disso. Pode dificultar a exibição de vídeos em HD, isso é fato, mas muita gente se contenta com 480p. Demanda não vai faltar se o serviço oferecer qualidade. Resta ver quanto custará o serviço por aqui e quais filmes estarão disponíveis, afinal não adianta listar só filmes antigos.

Segundo algumas apurações o diretor e administrador da Netflix Brasil é Jobelino Locateli, CEO da empresa de consultoria Grant Thornton no Brasil. Essa empresa presta consultoria para empresas estrangeiras que queiram operar por aqui. Ele aparece como sócio do Facebook Serviços Online do Brasil Ltda também, registrado no mesmo endereço, a sede da Grant Thornton.

A notícia deve ser bem recebida pela maioria, mas vale tomar cuidado e controlar a ansiedade. Até o momento tudo o que temos é o registro dela no Brasil, com capital inicial de R$ 10 mil. Até inciar as operações comerciais pode levar vários meses.

Ah, outro detalhe é o domínio netflix.com.br, que embora esteja registrado por uma empresa de internet (NameAction, que permite a estrangeiros registrarem .com.br), já está configurado com os DNS ns1.netflix.com e ns2.netflix.com.

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