Sinal dos tempos: a Blockbuster está indo à falência

Sinal dos tempos: a Blockbuster está indo à falência

Em maio, escrevi uma notícia sobre o GoogleTV, comentando sobre o avanço dos serviços de locação e compra de filmes e seriados via web, que estão rapidamente roubando o espaço das locadoras físicas nos EUA e na Europa:

“Embora ainda não esteja disponível para o Brasil, o Netflix é um serviço de streaming de vídeos extremamente popular nos EUA, que oferece acesso a um grande catálogo de DVDs, que podem ser assistidos via streaming a um custo mensal fixo. Ele funciona como uma locadora, com a diferença de que você não precisa retirar e devolver os filmes e pode assistir quantos quiser por um valor mensal fixo. Outros serviços, como o Amazon Video, a versão paga do Hulu e outros também funcionam de maneira similar, oferecendo venda ou aluguel de filmes via streaming a um custo mais baixo do que a compra ou aluguel.

Ao que tudo indica, estes serviços irão substituir a venda e o aluguel de filmes nos próximos anos, assim como os sistemas de streaming e venda de músicas online substituíram a venda de CDs. Temos ainda ainda o YouTube e os demais serviços de streaming, que estão cada vez mais roubando o espaço das emissoras de TV por assinatura. Hoje em dia, pouca gente tem tempo ou paciência para assistir os programas em horários específicos, com os blocos intercalados com propagandas, daí o rápido crescimento dos serviços de vídeo sob demanda.”

Esta semana tivemos mais uma notícia relacionada a isso: a todo-poderosa Blockbuster, que é nada menos que a maior rede de locação de filmes do mundo está indo à falência, vitima precisamente dos serviços de locação sob demanda, em especial o Netflix, que embora ainda não esteja disponível no Brasil, continua cada vez mais forte nos EUA. Afinal, em um país onde estão disponíveis tantas opções de compra e locação via web (Hulu, Amazon, iTunes, só para citar alguns), não existem muitos motivos para que alguém saia de casa para alugar e devolver DVDs.

Embora as coisas ainda não estejam no mesmo pé por aqui, é certeza que viveremos este mesmo cenário mais cedo ou mais tarde, conforme as conexões de 3 megabits ou mais se tornarem mais comuns e estes serviços passarem a ser oferecidos por aqui.

Por enquanto, duas opções (gratuitas, porém longe de serem completas) são o http://mundofox.com.br/br (que disponibiliza seriados e documentários da TV a cabo) e o http://www.youtube.com/movies, onde já estão disponíveis cerca de 400 filmes que podem ser assistidos via streaming.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X