Safari também adotará recurso ‘Do Not Track’

Além da Mozilla e Microsoft, a Apple está adotando o “Do Not Track” no Safari também. O recurso já está presente nas compilações de testes, e deverá ser lançado com o Safari no Mac OS X 10.7 Lion.

O “Do Not Track” é um recurso que encontraram para satisfazer as reclamações da Federal Trade Commission nos EUA sobre privacidade. Ele envia um cabeçalho específico nas requisições HTTP orientando o servidor web a não espionar o comportamento do usuário entre as páginas navegadas. A solução ainda não é perfeita, mas é melhor do que nada para quem se sente incomodado com esse tipo de rastreamento para anúncios. Como não é uma obrigação (ao menos ainda) cada fabricante de navegador pode optar se quer ou não colocar esse recurso, além de cada um poder fazer do seu próprio modo.

A Mozilla implantou isso no Firefox 4 e o Google lançou uma extensão para Chrome – medida menos efetiva por não ser nativa, além de trabalhar por meio de cookies. A Microsoft suporta o recurso no IE9, agora entrará a Apple com o Safari…

Ficará faltando mesmo o Chrome, já que a extensão tende a atingir um público bem menor. Talvez a pressão do FTC e dos outros produtores de navegadores consiga forçar o Google a mudar de idéia e embutir algo parecido no Chrome. É uma situação complicada já que isso toca na principal forma de receita do Google: os anúncios segmentados online, onde alguns algoritmos rastreiam o comportamento do usuário para mostrar propaganda relacionada, que possa ter mais chances de interesse e, consequentemente, mais cliques, mais dinheiro.

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