Proteção de Rastreamento no IE9 poderá bloquear sistemas de estatística e publicidade

Privacidade na internet é um problema há muitos anos. Mas um tipo especial de preocupação se dá com os rastreamentos possíveis entre sites: rastreamentos do comportamento do usuário. Uma rede de publicidade que é utilizada em muitos sites pode facilmente identificar seus possíveis gostos, com base nos sites que você mais visita. A coisa fica “pior” quando você completa alguma ação, como por exemplo, um download, um cadastro ou a exibição de um vídeo. O site que está te monitorando tem informações valiosas a seu respeito. Nada pessoal, mas coletivamente isso gera dinheiro: outros parceiros do tal site podem enviar publicidade direcionada a seus interesses nos próximos sites que você venha visitar. Você clica/vê/assiste/compra e pronto, eles ganham. A Microsoft está trabalhando num recurso para o IE9 para impedir isso, caso o usuário queira.

O recurso Tracking Protection (Proteção de Rastreamento) permitirá bloquear alguns endereços de sites e tipos de arquivos que podem ser embutidos em outros sites. Quando você acessa um site quase sempre está, indiretamente, fornecendo informações para outros sites – sistemas de publicidade, estatísticas, widgets embutidos nas páginas, etc. Entre as informações podem estar a página que você visitava, a página que referenciou ela (onde estava o link para a atual), quanto tempo você permaneceu na página, os links nos quais clicou dentro daquele site, etc.

O vídeo divulgado pelo pessoal do IE demonstra bem como funcionará. Os usuários e os sites poderão criar listas com as URLs que desejam bloquear. Ao acessar o site X que puxa um script do site Y, se o site Y estiver na lista de bloqueios, o site X ficará sem aquele conteúdo. Nenhuma informação seria enviada ao site Y. Isso pode ser usado para bloquear publicidade em famosas redes de anúncios, além de sistemas de monitoramento de estatísticas servidos por terceiros. Veja o vídeo no post no blog do IE.

O bloqueio se dá apenas para recursos embutidos em páginas que estejam em outros domínios. Os usuários não ficarão impedidos de visitarem as URLs bloqueadas caso cliquem em links para elas ou digitem as mesmas na barra de endereços.

As listas poderão ser atualizadas automaticamente. Diferentemente do modo “anônimo” dos navegadores atuais, o bloqueio valerá em todas as sessões, até que o usuário o desative.

Bloquear propagandas… Isso lembrou o AdBlocker para Firefox, só que com uma expansão maior e integração nativa no IE. Tudo isso sobre embutir conteúdo de outras URLs é natural da web, e normalmente não traz mal algum – ou não deveria trazer, já que os sites podem ser invadidos e terem scripts inclusos nas suas páginas sem que o usuário perceba modificações nelas.

A idéia das listas é interessante pois o controle ficará nas mãos do usuário. Ela começará em branco. Por meio de um XML os produtores de sites poderão sugerir aos usuários que adicionem as URLs solicitadas por eles, pois em alguns casos um site realmente depende de arquivos externos. Ficará a cargo do usuário aceitar ou não. Como por padrão a lista será vazia, isso não mudará nada de imediato. Mas é de se imaginar que surjam movimentos com listas de bloqueio de várias URLs famosas em sistemas de estatísticas e publicidade.

Se tem uma empresa que não vai gostar disso, essa empresa é a Google. Vamos ver no que dá. Publicidade e monitoramento não estarão acabados, mas poderão se abalar caso dependam exclusivamente dos métodos usados atualmente. Empresas que se sintam prejudicadas terão que embutir os arquivos de rastreamento/publicidade na URL do próprio site onde o conteúdo é exibido, o que pode ser feito por meio de algum tipo de proxy, mas dependeria do servidor web dos sites. Enfim, o recurso é planejado para o RC do IE9.

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