Google e Mozilla anunciam recursos anti-rastreamento em seus navegadores

Google e Mozilla anunciam recursos anti-rastreamento em seus navegadores

A Mozilla e o Google seguiram o conselho da FTC, dando aos usuários uma opção de não rastreamento da navegação, ou o famoso “Do Not Track”. O Firefox e o Chrome permitirão aos usuários clicarem em uma caixa que desativará a capacidade do navegador de monitorar o histórico de navegação, que é usado para enviar anúncios direcionados.

A Mozilla terá uma abordagem baseada em cabeçalhos, já que seus criadores acreditam que é mais universal e mais clara que os cookies ou listas negras. Os usuários não precisarão carregar redes de anúncios ou listas de anunciantes para que isso funcione. O problema com esse conceito é que tanto o navegador quando o site que está sendo visitado precisam reconhecer o desejo de não ter a navegação rastreada.

A solução do Google para o problema é o Keep My Opt-Outs, uma extensão para o Chrome. Segundo sua descrição, é destinada “para os usuários que não estão confortáveis com a personalização dos anúncios que vêem na web. É um removedor persistente e simples de publicidade personalizada e dados relacionados ao rastreamento realizado por empresas que adotam os padrões da indústria de privacidade para publicidade on-line.” Além disso, a extensão permite o bloqueio de cookies em Flash.

O Google está disponibilizando o código para a extensão disponível para desenvolvedores de outros navegadores, sob código aberto.

Já a Microsoft anunciou em dezembro que tem planos para adicionar um recurso anti rastreamento em seu navegador, ainda sem dar prazos. O recurso será chamado “Tracking Protection”.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X