Mozilla Firefox poderá ter várias novas versões ainda em 2011

O rascunho do roadmap de 2011 da Mozilla para o Firefox revela algumas mudanças interessantes: os números de versão do Firefox irão saltar rapidamente, assim como os do Google Chrome. Isso já havia sido comentado há algum tempo, a boa notícia (ou má, dependendo de você) é que é praticamente dado como certo para entrar em vigor neste ano.

O principal benefício disso é que as novas versões são lançadas mais rapidamente, sem longos tempo de espera. Em contrapartida, a quantidade de novos recursos será menor em cada versão. Isso não é um problema. É interessante receber um recurso X assim que ele está disponível sem precisar ficar esperando o recurso Y ser finalizado, o que pode demorar um bom tempo – os atrasos no Firefox 4 refletem bem isso.

O roadmap vai além e indica que deveremos ter, ainda em 2011, as versões 4, 5, 6 e 7. Deve-se lembrar que, embora isso esteja definido, não quer dizer que será cumprido à risca: eventuais problemas ou bugs de difícil solução poderão aparecer.

Um outro destaque é a meta de melhorar o tempo de resposta para os usuários, onde o delay entre clicar e ter a reação da aplicação não seja maior do que 50ms.

Espera-se ainda uma versão de 64-bit oficial para Windows, além de suporte a sistemas novos como o Mac OS X Lion, Android 3.0 e processadores ARM em geral.

Entre outros planos estão coisas mais leves e naturais no mundo dos navegadores atuais, como apoiar padrões web, focar em estabilidade, manter a interface bonita e ao mesmo tempo polida, etc.

A Mozilla mostra que não está parada, ainda mais com a concorrência apertando – quando era só IE vs Firefox até dava para levarem as coisas num ritmo mais lento, mas a rápida evolução e crescimento do Chrome devem pressioná-la.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X