Google Chrome terá nova versão a cada seis semanas

2008, 2009… 2010. O Google Chrome mal nasceu e já está na versão 5, quase na 6.0. E isso avançará com mais força da qui para frente.

O Google anunciou uma mudança no plano de lançamentos do Chrome. A meta deles é lançar uma nova versão a cada seis semanas. São basicamente três motivos citados:

1 – Com um tempo menor entre as versões os usuários podem receber os recursos que estão prontos rapidamente, sem precisar ficar esperando meses por uma nova versão estável.

2 – Isso torna o agendamento mais previsível e fácil de alcançar.

3 – Reduz a pressão de ter que lançar uma nova versão nos desenvolvedores.

No modo de desenvolvimento atual muitos recursos ficam prontos mas não vão para a versão estável até que a nova seja lançada. O tempo de seis semanas é curto, consequentemente o navegador terá sempre recursos mais frescos. Atualmente quando os desenvolvedores não conseguem produzir determinado recurso a tempo de lançar a nova versão, ele fica pendente para a próxima, que irá demorar, mesmo que ele seja concluído um pouco antes. A redução no tempo parece fazer sentido, já que o Chrome tem o desenvolvimento bastante acelerado. No modelo atual os desenvolvedores ficam tensos para terminar rapidamente os recursos pendentes e inclui-los na versão estável nova, o que não é bom nem para eles nem para o software. E atrasar para a próxima versão é ruim porque lá se vão mais alguns meses até chegar ela.

O post no blog do Chromium compara o novo ritmo como um trem pontual. Os recursos prontos “embarcam” na nova versão, e os que não estiverem prontos apenas esperam a próxima, sabedo que chegará pontualmente. Sendo assim não se espante ao ver o Chrome 8, 9, 10.0 daqui pouco tempo. Não dá para comparar o Chrome com os outros pelo número de versão, já que os outros navegadores adotam metodologias diferentes – demoram para lançar versões “cheias”.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X