É oficial: próximo Windows oferecerá suporte à arquitetura ARM

A Microsoft finalmente anunciou que a próxima versão do Windows oferecerá suporte às arquiteturas de System on a Chip (SoC) baseados em ARM, em sistemas de parceiros como Nvidia, Qualcomm e Texas Instruments. O objetivo da Microsoft, como era de se esperar, é aumentar a gama de hardwares suportados pelo Windows, especialmente na explosiva arquitetura ARM, que está sendo usada de celulares a tablets, de netbooks a câmeras digitais.

A empresa em suma confirmou os rumores de que estava trabalhando em uma versão ARM do Windows. Ao invés de enfatizar que a arquitetura x86 não está sendo substituída, a Microsoft confirmou que a Intel e a AMD estão trabalhando em projetos de SoCs de baixo consumo que suportem totalmente o Windows, incluindo suporte para aplicações x86 nativas.

Embora não tenha demonstrado nada em produtos AMD, a companhia deu provas da próxima versão do Windows em execução em novos SoC da Intel, se tratando de arquitetura x86, e da Nvidia, Qualcomm e Texas Instruments, no que diz respeito a arquitetura ARM. A demonstração da tecnologia incluiu suporte a clientes Windows de gráficos e reprodução de mídia acelerados via hardware, navegação na Web também acelerado por hardware com o Internet Explorer, suporte a dispositivos USB, impressão, bem como o Office rodando nativamente em ARM.

É importante lembrar que a Microsoft não disse explicitamente “Windows 8” em nenhum momento durante sua apresentação na CES. Entretanto, mostrou um número de compilação por um curto instante que se inicia com 6.2, número da versão do kernel do sucessor do Windows 7.

Steven Sinofsky, presidente do Windows e Windows Live Division da Microsoft, disse que “com o anúncio de hoje, estamos mostrando a flexibilidade e resiliência do Windows através do poder do software e um compromisso com a engenharia de classe mundial. Nós continuamos a evoluir o Windows para oferecer funcionalidade à demanda de clientes em uma ampla variedade de plataformas de hardware e formatos.”

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X