Intel finalmente lança processadores Sandy Bridge, a segunda geração da família Core

Intel finalmente lança processadores Sandy Bridge, a segunda geração da família Core

A Intel finalmente lançou a segunda geração de processadores Core, os de codinome Sandy Bridge. Os novos chips serão fabricados usando o processo de 32 nanômetros da Intel, e ainda carregarão os nomes Core i3, i5 e i7, embora as notáveis melhorias na arquitetura. A nova linha é composta de 29 novos processadores, que serão os primeiros a integrarem controlador de memória e gráficos no mesmo encapsulamento que o processador principal.

Os novos chips geram menos calor e oferecem significativo aumento de performance. Também foram melhorados os desempenhos dos gráficos integrados dos novos núcleos HD 2000 e 3000, que são até 200% mais rápidos que os agora ultrapassados GMA 4500.

As performances do Turbo Boost e do Hyper-threading foram otimizadas, culminando em um aumento de desempenho de até 60% em chips quad-core para portáteis. Ao mesmo passo, a Intel conseguiu aumentar a autonomia de baterias, que agora é descrita como “inacreditável”, usando tecnologias inteligentes, como o desligamento de uma unidade óptica inativa, para que não consuma energia mesmo quando não estiver em uso.

Vários fabricantes já estão lançando no mercado os novos chips na forma de notebooks equipados com o i7 de quatro núcleos, embora os modelos dual-core só sejam disponibilizados em fevereiro. Os chips de baixo consumo (ULV) para notebooks compactos são esperados para somente o segundo semestre de 2011. Os fabricantes de integradores também terão o processador de alto desempenho série “K”, que permitem com que a frequência seja definida para cada núcleo, quando combinado com uma placa-mãe P67.

Veja análises (inglês): AnandTech, Tech Report, bit-tech, Hot Hardware (1), (2), Legit Reviews.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X