Microsoft briga com a Apple pedindo uso livre do termo ‘App Store’

App Store logo faz pensar em Apple, não é? Mas será que ela tem o direito de proibir outras empresas de usarem um termo tão genérico nas palavras em inglês? A Microsoft diz que não.

A MS entrou com um pedido no US Patent and Trademark Office para rejeitar a solicitação de marca registrada da Apple para o termo “App Store”, reforçando a idéia de que o termo é genérico demais, devendo ser de domínio público assim como as outras palavras do idioma.

O termo da MS [PDF carregado pelo Tech Flash] não cita a Mac App Store recém lançada, mas a marca solicitada pela Apple se estende a software para computador também, não apenas dispositivos ‘mobile’.

Uma das alegações de que App Store é um nome genérico é que o próprio Steve Jobs chegou a usar o termo “app stores” ao comentar a desfragmentação das lojas de aplicativos do Android.

Por outro lado, para a Apple esse nome quer dizer bem mais do que isso, já tendo sido associado à imagem da empresa. “App” poderia ser uma forma contraída de “Apple” também, embora genericamente seja de “application”. Com a introdução do iPhone ficou comum chamar aplicativos de celular de “apps”, e com a loja de aplicativos no Mac o termo poderá ser aplicado também em aplicações de desktop.

Se o departamento de marcas e patentes dos EUA ficar do lado da Apple nesse caso, outras empresas terão que continuar fazendo o que já fazem: procurar nomes alternativos para suas “app stores”, usando termos como “Market” ou “Marketplace”.

A Apple gosta tanto de nomes genéricos que o próprio nome e logotipo dela não poderia ser outra coisa, senão um objeto genérico, famosa fruta que todos nós conhecemos como “maçã” 😛

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X