Armagedom de patentes: Apple x Nokia, HTC, Microsoft, Google…

Armagedom de patentes: Apple x Nokia, HTC, Microsoft, Google…

Esta está sendo sem dúvidas uma semana movimentada na área de computação móvel, com a notícia de um novo processo da Apple contra a HTC por violação de patentes, se somando ao processo dos meses anteriores que já está em andamento. Embora oficialmente o motivo das disputas sejam recursos usados pela HTC em alguns modelos específicos, qualquer pessoa alfabetizada e com mais de 7 anos vai logo perceber que o real motivo está no recente sucesso do Android, que recentemente superou o iOS (novo nove para o iPhoneOS) em vendas no mercado norte-americano. A HTC foi a pioneira no uso do Android e é atualmente a maior fabricante de aparelhos baseados nele, o que a torna um alvo óbvio. Ao declarar guerra contra a HTC, a Apple está na verdade mandando uma mensagem a todos os outros fabricantes interessados em produzir aparelhos com o Android.

Inadvertidamente, a Apple acabou por disparar uma espécie de armagedom de patentes móveis Além do contra-processo da HTC, que respondeu processando a Apple por violar cinco patentes de seu próprio portfólio, foi recentemente anunciado um acordo entre a HTC e a Microsoft, assegurando proteção mútua contra processos relacionados a patentes de softwares. Com isso, a HTC ganhou acesso ao portfólio de patentes da Microsoft.

Na segunda frente temos a recém-declarada guerra da Apple contra a Nokia. Ela foi disparada pelas recusas da Apple em licenciar um conjunto de tecnologias relacionados ao GSM que foram desenvolvidas pela Nokia e se complicou com a recursa da Apple em licenciar o uso do multitouch e gestos, recursos incorporados pela Nokia no Maemo e no MeeGo.

Como a Apple não parece interessada em passar a pagar pelo uso das tecnologias relacionadas ao GSM e nem permitir que a Nokia lance aparelhos com multitouch e gestos, a guerra acabou se tornando inevitável, com a Apple abrindo o processo contra a Nokia por quebra de patentes e a Nokia respondendo com outro pela quebra de suas próprias patentes por parte da Apple.

Embora o Google ainda não tenha se envolvido diretamente na disputa, é provável que ele entre em algum ponto, já que ele é o maior interessado em defender seu sistema operacional e também possui um grande portfólio de patentes. A grande prejudicada pode ser a própria Apple, que iniciou a guerra contra a Nokia e a HTC, apenas para se ver obrigada a lutar uma guerra em múltiplas frentes.

É impossível não traçar paralelos com a posição da Alemanha na segunda guerra, e tudo sugere que o resultado final possa ser similar.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X