Shuttleworth fala sobre a interface Unity e o Ubuntu Light

Shuttleworth fala sobre a interface Unity e o Ubuntu Light

O Ubuntu já arrancou suspiros dos usuários no quesito velocidade de inicialização, com esta versão 10.04 LTS. Mas para a Canonical, isso não é o suficiente: segundo um post no blog do fundador Mark Shuttleworth, as futuras versões do sistema operacional serão mais rápidas do que nunca, graças a um novo projeto voltado aos netbooks, chamado Unity, bem como versões “Light” para qualquer PC, sendo otimizadas para uma inicialização “instantânea”, e para ficar especialmente em dual-boot com outro sistema.

A filosofia por trás do Unity é a de maximizar a área útil da tela em netbooks com telas widescreen. O painel de baixo, que atualmente abriga o cesto de lixo e o botão “Mostrar área de trabalho”, será deslocado para o lado esquerdo da tela, e será utilizado exclusivamente para a inicialização e o chaveamento entre os aplicativos. O painel de inicialização também será estendido, se tornando maior e mais amigável às telas sensíveis ao toque. A barra de menus de cima terá somente o menu, de onde todas as outras ações podem ser acessadas. No final, isso significará maior espaço vertical para a navegação, melhorando muito o conforto na Web.

Já as edições Light do Ubuntu estão sendo desenvolvidas para, segundo Mark, avançar ainda mais as fronteiras do software livre, mesmo em territórios onde o Windows predomina. O Ubuntu Netbook Light e o Ubuntu Desktop Light terão ambientes carregados quase que instantaneamente e voltados para a navegação na Web, e prontos para manterem protegidos os outros dados do computador, usando provavelmente os serviços de armazenamento nas nuvens.

O projeto Unity, quando finalizado, será implantado no Ubuntu 10.10 (“Maverick Meerkat”), a ser lançado em outubro. As edições Ubuntu Light já estão disponíveis aos fabricantes e integradores de netbooks, notebooks e desktops.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X