Samsung patrocina desenvolvimento do Enlightenment

A Samsung anunciou na semana passada um novo sistema operacional para portáteis, o Bada, sem dar detalhes sobre como seria sua interface. Mas algumas evidências concretas começam a aparecer e mostram que já podemos ter uma ideia sobre o futuro do sistema. Em suma, a Samsung está patrocinando o projeto Enlightenment. Já sacou?

O líder do projeto Enlightenment, Carsten “Rasterman” Haitzler, anunciou no site oficial do projeto que o mesmo está trabalhando com uma das cinco maiores indústrias de eletrônicos do mundo, e de fato, não somente trabalhando junto, mas sim há um vínculo de patrocínio desta empresa para com o desenvolvimento da interface Enlightenment e de sua biblioteca, a Enlightenment Foundation Libraries (EFL).

Não obstante, Rasterman soltou a frase: “isso significa que é provável que você veja dispositivos eletrônicos de alta qualidade executando as mesmas coisas que você usa no seu desktop. Isto significa que como um desenvolvedor as mesmas bibliotecas e API’s estarão lá, prontas para usar (…). Você mesmo pode começar o seu desenvolvimento antecipadamente. Use o Elementary, Evas, Edje, Ecore, IIT, Eina, e assim por diante, e use um design para uma tela pequena com um ‘dedo’ e um teclado mínimo”.

Não há menção a nomes, mas o Phoronix descobriu que realmente se trata da Samsung Eletronics. A primeira confirmação pública pode ser encontrada nos logs do projeto, onde um editor de arquivos edje foi liberado, de autoria da Samsung, e lançado sob GPLv3. O Phoronix também recebeu confirmação por escrito da empresa.

Então, pelo visto, a interface do Bada certamente será baseada no Enlightenment e em suas bibliotecas EFL. Rasterman inclusive já postou três vídeos, segundo ele os primeiros frutos da parceria.

Fonte:

http://www.osnews.com/story/22503/Samsung_Sponsors_Enlightenment_EFL_Development

Veja mais:

http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=NzcxNQ

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X