OLPC XO 1.75: adaptação terá duas telas e processador ARM

A Associação One Laptop Per Child, o popular grupo responsável pelo OLPC XO, divulgou seus planos de desenvolver um laptop XO de duas telas, segundo entrevista do fundador e presidente Nicholas Negroponte ao Xconomy. A segunda geração do notebook, anunciada em maio do ano passado, foi deixada de lado, com o grupo focando agora em adaptar o XO original, além de atualizá-lo internamente.

A versão 1.75 continuará tendo o design industrial do atual XO, mas um SoC (system-on-a-chip) ARM substituirá o processador da VIA. Tirar o processador x86 vai prevenir, pelo menos por enquanto, que o laptop rode o Windows, embora os modelos anteriores fossem baseados em Linux. Ser baseado em um processador ARM permitirá reduzir o consumo de energia, permitindo com que a aceleração gráfica e as redes sem fio sejam gerenciadas por um único chip. O XO antigo consumia 5 Watts, enquanto o novo, baseado em ARM, consumirá tipicamente apenas 1 Watt.

Com as várias demissões recentes, o grupo sem fins lucrativos OLPC está se restruturando. Agora há uma divisão: a Fundação, que lida com a expansão da educação nos países em desenvolvimento, e a Associação, que se centra no desenvolvimento dos notebooks XO. Embora esta última tenha desfeito os planos para o XO-2 de tela dupla, os engenheiros já estão pensando atualmente na terceira geração do laptop.

Os detalhes deste XO-3 ainda não foram revelados, mas Negroponte descreve que ele será formado por uma “peça única, completamente de plástico e inquebrável, à prova d’água, com 6,3 milímetros de espessura, colorido, reflexivo e transmissivo, sem moldura, sem buracos”. O consumo de energia deste seria de 1 Watt, e o preço próximo de 75 dólares. Os primeiros modelos deste serão comercializados a partir de 2012.

Fontes:

http://www.olpcnews.com/people/negropo…

http://www.electronista.com/articles/09/11…

http://www.engadget.com/2009/11/03/olpc…

Veja mais:

http://www.xconomy.com/boston/2009/11/0…

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X