Xiaomi patenteia smartphone com câmera giratória sob a tela

Parece que a Xiaomi está investindo pesado nas pesquisas para inovar nas câmeras de seus smartphones. No seu último lançamento, o Mi 11 Ultra, ela colocou um pequeno display ao lado do módulo de câmeras. Mas, segundo indicam patentes reveladas nesta segunda-feira (10) pelo site LetsGoDigital, a fabricante chinesa está trabalhando em uma câmera giratória sob a tela!

De acordo com a informação trazida pelo site supracitado, a patente foi registrada pela Xiaomi em fevereiro de 2020, na WIPO (World Intellectual Property Organization – Organização Mundial de Propriedade Intelectual). Mas só foi publicada no dia 29 de abril de 2021. Ela traz todos os mecanismos para uma futura câmera giratória que ficaria sob a tela do celular.

Em resumo, a patente revela que a Xiaomi pretende lançar um smartphone com uma câmera giratória interna. Interessante notar que a companhia chinesa já apresentou uma tecnologia de câmera de selfie sob a tela em agosto de 2020. E segundo rumores anteriores, a Xiaomi planeja lançar smartphones com câmera sob a tela ainda em 2021, quando iniciará a produção em massa de smartphones com essa tecnologia.

Siga o Hardware.com.br no Instagram

Analisando os documentos da patente, que trazem algumas imagens e esboços, podemos ver que um módulo de câmera giratório é colocado atrás da tela. A lente fica voltada, por padrão, para a parte traseira. Ela compõe todo o conjunto fotográfico traseiro, que conta ainda com mais 2 câmeras.

Quando acionamos a câmera frontal, a lente superior do trio traseiro gira por meio de um ímã ou acionamento motorizado. Ao mesmo tempo que a câmera gira, a parte do display ao redor do módulo de câmera é desativada, permitindo assim que a luz chegue ao sensor da câmera. Segundo as informações liberadas pela WIPO, provavelmente a Xiaomi use um módulo magnético para fazer a câmera girar.

xiaomi under screen flip camera 1024x569 1

Uma das vantagens dessa tecnologia é que a Xiaomi poderá usar uma mesma lente tanto para a parte de trás quanto para a da frente. Além disso, nessa configuração a lente ficaria protegida de poeira, arranhões e outros tipos de danos.

E já podemos ver essa tecnologia sendo empregada no Mi Mix 4, que pode ser lançado ainda em 2021. MI Mix é uma linha de smartphones da Xiaomi que sempre traz alguma inovação. E é a linha que mais tem aproveitamento de tela. Com essa configuração de câmera eles poderiam aproveitar ainda mais a área frontal do aparelho. Pode ser que ela use a câmera giratória sob a tela em seus próximos smartphones dobráveis.

Fonte: Letsgodigital

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!