São inúmeros os motivos que levam uma pessoa a cancelar um plano da Claro, TIM ou Vivo. As três maiores operadoras do país são recordistas de reclamações no Procon. Seja qual for o motivo que está te deixando insatisfeito com a sua operadora, cancelar um plano sempre é uma dor de cabeça. Seja pela dificuldade em falar com um atendente humano ou pela burocracia de todo o processo.
Neste tutorial você confere o passo a passo de como cancelar um plano da Claro, TIM ou Vivo. Vamos mostrar como cancelar o plano pelo telefone, pela loja física e também pelo site ou aplicativo, quando disponível. Além disso, vamos tirar uma série de dúvidas que muitas pessoas têm a respeito dos planos de celulares.
Leia também
Como bloquear alguém no WhatsApp
Como rotear a internet do celular com outra pessoa
Cancelar ou mudar para o pré-pago?
Antes de mais nada, é importante deixar claro que o cancelamento de um plano envolve o desligamento completo da linha. Isso inclui perder o número do celular. Daí já vem aquela trabalheira toda de passar o número novo para todos os contatos.
Se quiser evitar isso, a melhor opção é fazer a portabilidade. Dessa forma, você troca de operadora mas mantém o seu número de celular.
Caso você esteja querendo cancelar apenas por que o plano pós-pago está muito caro, é possível também pedir para a operadora migrar sua conta para um plano pré-pago. Assim você se mantém na operadora mas diminui os gastos com o plano de celular.
Como cancelar um plano da Claro
A operadora Claro possui canais de atendimento distintos para quem quer cancelar o plano e para quem deseja apenas trocar para o pré-pago. Se você deseja se manter na operadora e apenas migrar para um plano pré-pago, estes são os canais disponíveis:
- Por telefone: se você for cliente Claro Móvel, deve ligar para o número 1052. Se você for cliente Combo Multi, ou seja, possui plano de celular, banda larga e TV por assinatura, deve ligar para o 0800 723 6626.
- Loja física: se você prefere o olho no olho, pode se dirigir a uma das lojas físicas da Claro. Clicando neste link você pode inserir o seu CEP e descobrir os endereços das lojas mais próximas de sua residência.
Se o que você quer mesmo é cancelar definitivamente seu plano da Claro, o caminho mais fácil é pelo site. Acesse o portal Minha Claro, faça login e depois procure pela seção Atendimento. Daí você clica em Cancelar Linha e, por último, escolha a opção Continuar no chat. A partir daí você será redirecionado para uma conversa com um atendente humano e poderá solicitar o cancelamento do plano.
Como cancelar um plano da TIM
A operadora italiana TIM também possui canais diferentes para quem deseja cancelar ou trocar para o plano pré-pago.
- Por telefone: se você for ligar de um celular TIM, ligue para *144. Se for ligar de outra operadora, o número é 1056.
- Loja física: A TIM também possui uma página onde é possível encontrar a loja física mais próxima de sua casa. Assim é só se dirigir até lá e solicitar a troca do plano.
No entanto, caso queira cancelar definitivamente o plano, inclusive o número, estas são as opções:
- Pelo site: acesse o portal Meu TIM e procure pelo formulário de cancelamento. Daí é só preencher e esperar a operadora te retornar;
- Por SMS: por este método você deve enviar a palavra CANCELAMENTO acompanhado do CPF do titular da conta para o número 4199;
- Por carta: sim, por carta. Se você é old school mesmo, é possível enviar uma carta para a Rua Comendador Araújo, 299 – Centro, Curitiba – PR. O CEP é 80420-007. Na correspondência você deve solicitar o cancelamento e incluir os dados referentes ao titular da conta.
Como cancelar um plano da Vivo
Por fim, chegamos à operadora Vivo. Assim como as outras duas operadoras, a Vivo também dispõe de caminhos diferentes para quem deseja cancelar ou trocar para um plano pré-pago. Caso escolha a segunda opção, há dois caminhos:
- Por telefone: ligue para o número *8486 de qualquer celular Vivo ou para o número 1058 de qualquer celular;
- Loja física: Clicando neste link você encontra a loja física mais próxima de sua casa e pode solicitar o cancelamento ou a troca de plano diretamente com um atendente.
No entanto, para cancelar definitivamente o plano e o número, você deve acessar o portal Meu Vivo, fazer login com seus dados, clicar na opção Meu plano e em seguida clicar em Cancelamento. A partir daí é só seguir as instruções da operadora.
Outras dúvidas comuns sobre cancelamento de planos
Para fazer portabilidade é preciso cancelar ou alterar o plano?
De maneira nenhuma! A portabilidade numérica é um recurso que surgiu para facilitar a vida dos usuários. Ao solicitar a portabilidade, o plano com a operadora antiga é automaticamente cancelado. Não importa se ele é pré-pago ou pós-pago. A portabilidade deve ser solicitada junto à operadora para a qual você pretende migrar.
Qualquer pessoa pode cancelar um plano de celular?
Não. Apenas o titular da linha. Inclusive, a operadora pode até mesmo exigir documentos de identificação para comprovar que o pedido está sendo feito pelo titular da conta. A coisa muda um pouco no caso de falecimentos. Nesse caso, o cancelamento do plano deve ser feito por outro caminho.
Cancelar o plano paga multa?
Depende. Se o seu plano atual estiver dentro do período de fidelidade, que é de no máximo 1 ano, você pagará sim uma multa. O valor é proporcional ao período restante do contrato. O mesmo vale para aparelhos que foram comprados junto à operadora e são vinculados a um plano.
Mas caso você não tenha feito nenhuma alteração em seu plano há mais de 12 meses, é bem provável que não haverá a cobrança de nenhum tipo de multa.