A Samsung apresentou nesta semana mais dois novos chips para o mercado de smartphones, sendo eles o Exynos 1380 e o Exynos 1330, que são destinados para aparelhos intermediários e de entrada, respectivamente. Alguns detalhes sobre os novos processadores já tinham sido vazados, mas a empresa trouxe novidades e confirmações durante o lançamento de ambos.
Eles chegam em boa hora, já que a família de chips da empresa estavam mesmo precisando de uma atualização. Entre os destaques dos novos chips está o suporte para câmeras de até 200 MP, que deverá ser usado nos próximos lançamentos da linha Galaxy A.
Leia também:
Galaxy S23 não terá versão com o Exynos, segundo Qualcomm
Galaxy S22: GPU do Exynos 2200 é 30% inferior à do Snapdragon 8 Gen 1
Exynos 1380 é a nova solução para os intermediários
O processador voltado para smartphones intermediários é o novo Exynos 1380, que chega como sucessor direto do Exynos 1280. Embora ele não traga atualizações grandiosas, ainda assim oferece algumas melhorias importantes em relação a geração anterior.
Essas novidades garantem um desempenho melhor, como era de se esperar. Uma delas é a nova CPU, que ainda é octa-core, porém conta com 4 núcleos Cortex-A78 de alto desempenho, rodando a até 2,4 GHz, ou seja, 2 a mais em relação a geração anterior, que só contava com 2 núcleos Cortex-A78.
Os outros 4 núcleos são Cortex-A55, que são focados na alta eficiência e que rodam a até 2,0 GHz.
A GPU ainda é a mesma, porém agora conta com uma unidade computacional a mais, ou seja, tem 5 núcleos e o clock é de 950 MHz. Com isso, ele tem suporte para telas com resolução Full HD+ a até 144 Hz, um avanço em relação ao anterior que era limitado a 120 Hz.
Outra mudança muito bem vinda é a chegada da compatibilidade com memória RAM LPDDR5 e ao armazenamento do tipo UFS 3.1. Essa novidade é importante já que hoje em dia a maioria dos aparelhos já estão evoluindo para esses tipos, que garantem mais velocidade de leitura e qualidade nas memórias.
O modem também fica mais veloz quando comparado ao modelo anterior, sendo ele 5G Sub-6 Ghz, com taxas de downloads que vão até 3,79 Gbps. Um aumento considerável comparado a taxa do 1280 que ia até 2,55 Gbps.
E nas câmeras também tem novidade, principalmente com a chegada da compatibilidade com sensores de até 200 MP, algo que deverá ser estreado com a nova geração de smartphones da linha Galaxy A em breve.
Além disso, o novo chip faz com que o processador de sinal de imagem (ISP) possa trabalhar em conjunto com a NPU para adicionar alguns elementos de Inteligência Artificial durante o processamento das fotos e dos vídeos, melhorando sua qualidade. Esse processo conta com segmentação semântica, que permite que o chip consiga identificar cada área da imagem de forma individual para aplicar os ajustes necessários.
Exynos 1330 traz melhorias para os modelos de entrada
Já os smartphones de entrada contam com a chegada do Exynos 1330, que é muito bem vinda já que muitos modelos ainda precisam utilizar o Exynos 850, que já está muito antigo. Ele traz configurações bem semelhantes ao Exynos 1280, o que é bem interessante já que consegue aproximar mais esses smartphones de entrada com os intermediários passados.
Assim como o 1280, o novo Exynos 1330 conta com uma CPU octa-core com 2 núcleos Cortex-A78 de alto desempenho e que roda a até 2,4 Ghz. Os outros 6 núcleos são Cortex-A55 garantindo mais eficiência energética e rodando a até 2,0 GHz.
A parte gráfica é liderada pelo Mali-G68, que conta com apenas 2 núcleos, mas que mesmo com uma configuração mais modesta ainda garante compatibilidade com telas de resolução Full HD+ e para taxas de atualização de até 120 Hz, o que em smartphones de entrada não é nada ruim.
Ele conta com suporte para memórias LPDDR5 e UFS 3.1, o que é interessante, até do modem 5G, garantindo esse tipo de conexão para os aparelhos mais modestos. A taxa de download mantém a mesma do 1280, com até 2,55 Gbps.
As câmeras contam com suporte para sensores de até 108 MP, mas não oferecem o mesmo recurso avançado do Exynos 1380. Ambos os chips contam com fabricação usando litografia de 5 nm da Samsung.
O novo chip já fez sua estreia com o Galaxy A14 5G, que foi revelado aqui no Brasil no começo de fevereiro.
Fonte: sammobile