Meta anuncia o WhatsApp Comunidades no mundo todo, exceto no Brasil

Nesta quinta-feira (3) a Meta anunciou o lançamento global do WhatsApp Comunidades. No entanto, conforme noticiamos aqui em agosto, o recurso só chegará ao Brasil em 2023. A novidade é como um gerenciador de grupos. Os administradores de grupos podem criar “subgrupos” com temas em comum, como família, colégio, condomínio ou grupos da igreja.

A nova ferramenta, apesar de bem útil e interessante, só estará disponível para os brasileiros a partir do próximo ano. A Meta atendeu um pedido do Ministério Público Federal (MPF). O órgão temia pela facilidade de propagar fake news em pleno período eleitoral.

Leia também
Como esconder o online do WhatsApp
WhatsApp Business: o que é e o que oferece em relação ao WhatsApp normal

Como funciona o WhatsApp Comunidades

O WhatsApp Comunidades tem funcionamento similar ao Discord e os canais dentro de um mesmo servidor. Ou seja, os administradores poderão criar vários subgrupos para temas relacionados. Por exemplo, imagine a criação de uma comunidade para uma escola ou condomínio.

WhatsApp Comunidades

Vamos a alguns exemplos práticos. Um diretor de uma escola pode criar uma comunidade. Dentro dela, ele colocará vários grupos, um para cada turma, por exemplo. Assim, ele será capaz de enviar mensagens apenas para uma turma ou para todas as turmas de uma vez. Ou, então, poderá enviar mensagens apenas para pais de alunos específicos.

Outro exemplo: um síndico de um condomínio pode criar uma comunidade e nela colocar um grupo para cada bloco de apartamentos. Então ele poderá informar sobre um problema em um bloco sem incomodar os moradores de outros blocos que nada tem a ver com a questão.

Se for o caso, o administrador do grupo poderá enviar mensagens para todos os grupos de uma vez só. E foi justamente essa possibilidade que preocupou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério Público Federal (MPF). Esse é um recurso que facilita bastante a disseminação de informações falsas.

WhatsApp Comunidades só em 2023

WhatsApp Comunidades

Quando anunciou o WhatsApp Comunidades, a própria Meta já havia decidido liberar a ferramenta no Brasil apenas após as eleições. A companhia de Mark Zuckerberg firmou um acordo com o TSE onde se comprometeu, dentre outras coisas, a coibir a disseminação de fake news em todas as suas plataformas. Entre elas estão o WhatsApp, Instagram e Facebook.

No entanto, em abril, o MPF pediu à empresa que lançasse o WhatsApp Comunidades no Brasil apenas em 2023. O órgão temia que a ferramenta fosse usada para questionar a integridade do sistema eleitoral brasileiro após as eleições. A Meta atendeu ao pedido do MPF.

A preocupação do Ministério Público se mostrou válida logo no dia 31 de outubro de 2022. Um dia após as eleições, caminhoneiros e demais apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro fecharam diversas estradas. Os protestos questionam justamente a integridade do pleito. Os mais exaltados pediram até intervenção militar.

Outras novidades

Além do WhatsApp Comunidade, o mensageiro mais usado no Brasil também recebeu outras novidades. É o caso da ferramenta de enquetes para grupos, que já estava em testes há algum tempo.

Além disso, desembarca na plataforma as videochamadas com até 32 participantes. Elas terão links compartilháveis. Assim fica mais fácil chamar todo mundo para uma reunião agendada, por exemplo. É algo similar ao que acontece com o Google Meet ou o Zoom, por exemplo.

Fonte: Meta

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!