Android: atualização permitirá que apps como Instagram façam fotos em Ultra HDR

O Google está desenvolvendo uma atualização para o sistema operacional Android que habilitará aplicativos a capturar fotos em Ultra HDR. Isso significa que usuários poderão obter imagens com alta faixa dinâmica diretamente de apps como Instagram, sem recorrer ao software de câmera do dispositivo.

A novidade surgiu no CameraX, uma biblioteca Jetpack que fornece APIs para a criação de aplicativos de câmera no Android.

Leia também
O que é HDR?
Como postar fotos e vídeos no Instagram sem perder qualidade

Dispositivos como os Galaxy S24, Pixel 7, Pixel 8 e OnePlus 12 já possuem capacidade de captura em Ultra HDR, mas apenas pelo app de câmera padrão. Além disso, para apreciar as fotos em HDR, é essencial uma tela que suporte essa tecnologia.

O Ultra HDR é uma inovação do Google que armazena no arquivo da foto o espectro de cores capturado. Assim, cada arquivo contém tanto a versão SDR quanto HDR da imagem, otimizando a visualização em telas não compatíveis e prevenindo o indesejado “efeito” de superexposição luminosa — típico de processamento exagerado.

Funcionamento do Ultra HDR do Google no Android (Imagem: Divulgação/Google)

Ultra HDR em Aplicativos Android

Mishaal Rahman, jornalista do Android Authority, descobriu a atualização por meio de engenharia reversa de código. Ele identificou na API do CameraX o método “getSupportedOutputFormats” sob o comando “ImageCaptureCapabilities”, que possibilita aos apps de câmera registrar fotos em Ultra HDR, caso o smartphone seja compatível.

Em janeiro, com o lançamento do Galaxy S24, o Instagram anunciou que os dispositivos da Samsung seriam os primeiros a permitir postagens de imagens HDR, mantendo a qualidade durante o upload. Entretanto, isso não incluía o Ultra HDR diretamente pelo app da Meta.

A vantagem dessa futura atualização é simplificar o compartilhamento de imagens HDR. Usuários poderão utilizar a câmera integrada ao Instagram para tirar fotos em HDR, eliminando a necessidade de alternar entre o aplicativo de câmera e o Instagram para escolher a imagem na galeria. Outras plataformas sociais também deverão se beneficiar dessa melhoria.

Sendo assim, pessoas que trabalham com redes sociais, como influenciadores digitais ou social medias poderão tirar maior proveito do Instagram mesmo sem ter um iPhone. Atualmente, um dos grandes motivos para se comprar um iPhone é que ele é melhor para postar no Instagram. Mas o Android se aproxima cada vez mais do celular da Apple nesse quesito.

Fontes: Android Authority e The Verge

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!