Usando um HD para boot dos clientes

Em muitos casos pode ser que você queira usar um HD antigo nos clientes, ao invés do drive de disquetes ou chip de boot na placa de rede. Como os HDs costumam ser mais confiáveis que os drives de disquetes, pode ser mais interessante usá-los se você já tiver alguns à mão.

O primeiro passo é ir no http://rom-o-matic.net para baixar as imagens de boot. A diferença é que ao baixar as imagens para gravar os disquetes você escolhe a opção “Floopy Botable ROM image” e ao gravar uma imagem no HD você usa a “Lilo/Grup/Syslinux Loadable Kernel Format“.

A forma mais fácil de gravar os arquivos é instalar o HD no servidor ou outra máquina com alguma distribuição Linux instalada, que utilize o lilo como gerenciador de boot. Se o HD da estação for instalado como “hdc” (master da segunda porta IDE), por exemplo, os passos seriam os seguintes:

1- Usar o cfdisk ou outro particionador para limpar o HD e criar uma única partição Linux, formatada em ext2 com 10 MB. Na verdade, o tamanho não importa muito, pois a imagem de boot que iremos gravar tem apenas alguns kbytes.

2- Formate a partição criada com o comando:

# mk2fs /dev/hdc1

3- Crie um diretório qualquer e use-o para montar a partição criada:

# mkdir /mnt/hdc1
# mount /dev/hdc1 /mnt/hdc1

4- Copie o arquivo baixado do rom-o-matic.net para dentro da partição montada:

# cp eb-5.2.4-rtl8139.zlilo /mnt/hdc1

5- Copie os arquivos /boot/boot.b e /boot/map da instalação atual para dentro da partição. Você pode também copiar estes dois arquivos de um disquete bootável como o tomsrbd ou outra distribuição que preferir. O importante é que eles estejam dentro da partição:

# cp /boot/boot.b /mnt/hdc1
# cp /boot/map /mnt/hdc1

6- Agora vem a etapa final, que é a gravação do lilo no HD da estação (dica do howto “booting LTSP workstations from a hard drive”):

# echo image=/mnt/hdc1/eb-5.2.4-rtl8139.zlilo label=ltsp | lilo -C -b \
/dev/hdc -i /mnt/hdc1/boot.b -c -m /mnt/hdc1/map

Preste atenção ao digitar as opções “image=/mnt/hdc1/eb-5.2.4-rtl8139.zlilo“, “-b /dev/hdc“, “/mnt/hdc1/boot.b” e “/mnt/hdc1/map“. Elas devem ser substituídas pelas localizações corretas, no seu caso.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X