Usando a impressora nos terminais

Assim como no caso da placa de som, qualquer impressora instalada no servidor fica disponível para uso nas estações. Basta configurar a impressora da maneira usual, de forma que todos os usuários possam imprimir nela. Isso atende à maioria dos casos, já que em qualquer rede de médio porte é normal ter um servidor de impressão, com uma ou duas impressoras instaladas e compartilhadas com a rede.

Contudo, se necessário, é possível configurar o LTSP para permitir o uso de impressoras conectadas às estações. Nesse caso, entra em ação o módulo “lp_server”, que faz a estação desempenhar a função de um JetDirect, como se fosse um pequeno servidor de impressão, compartilhando a impressora conectada a ele com a rede. O overhead, nesse caso, é pequeno, o servidor de impressão não atrapalha as funções normais da estação.

Para ativar o módulo de impressão, adicione as linhas abaixo na seção referente à estação, dentro do arquivo “/opt/ltsp/i386/etc/lts.conf“:

Para uma impressora paralela:

[ws001] PRINTER_0_DEVICE = /dev/lp0
PRINTER_0_TYPE = P

Para uma impressora USB (ao usar o Kernel 2.6 do LTSP 4.2):

[ws001] MODULE_01 = ohci-hcd
MODULE_02 = usblp
PRINTER_0_DEVICE = /dev/usb/lp0
PRINTER_0_TYPE = S

A configuração no LTSP se resume a carregar os módulos de Kernel necessários para ativar a impressora e indicar a porta a que ela está conectada. Isso faz com que a porta da impressora fique disponível para acesso a partir do servidor.

O próximo passo é usar o Kaddprinterwizard ou outro utilitário de configuração de impressora, para instalar a impressora no servidor. Procure por uma opção “Network Printer” (como no Kaddprinterwizard) ou “JetDirect Printer”. Os compartilhamentos do LTSP aparecem na rede exatamente da forma como a impressora apareceria caso estivesse ligada a um JetDirect da HP, usando inclusive a mesma porta, a 9100.

O restante é a instalação normal de uma impressora de rede, em que você precisa indicar o driver e as configurações da impressora. Note que a impressora é realmente configurada apenas no servidor. A instância do LTSP rodando na estação não se preocupa com isso, ele simplesmente se limita a criar um spool remoto e enviar para a impressora os dados e instruções já formatados pelo servidor.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X