Swap

O LTSP inclui um recurso de swap via rede, destinado a estações com 32 MB de RAM ou menos. Ela permite que a estação (que não possui um HD local) faça swap usando o HD do servidor, o que permite usar micros com a partir de 8 MB de RAM como terminais.

Até o LTSP 4.1 era usando um sistema de swap via NFS, que era relativamente lento. No LTSP 4.2 passou a ser usado um novo sistema de swap via NBD (Network Block Device), que, além de mais rápido, é mais estável.

Para usá-lo, você deve primeiro baixar e instalar o pacote “ltsp-localdev”. A versão para o Debian Sarge ou Etch está disponível no: http://ltsp.mirrors.tds.net/pub/ltsp/utils/.

A versão para o Debian é o arquivo “ltsp-server-pkg-debian_0.1_i386.deb”. Na mesma pasta estão disponíveis as versões para outras distribuições.

Depois de baixar o arquivo, instale-o usando o dpkg:

# dpkg -i ltsp-server-pkg-debian_0.1_i386.deb
# apt-get -f install

Uma observação importante é que esta versão do pacote foi criada para ser instalada no Debian Sarge e distribuições baseadas nele. Ele tem marcado o pacote “fuse-source” como dependência, o que causa um grande problema nas distribuições atuais, já que o fuse passou a vir incluído diretamente no Kernel, fazendo com que o pacote deixe de estar disponível.

Se ao instalar o pacote você receber um erro relacionado à falta do pacote “fuse-source” e o “apt-get -f install” não for capaz de resolver o problema, baixe este pacote:

https://www.hardware.com.br/kurumin/download/fuse-source.deb

Ele é um pacote vazio, que serve apenas para suprir a dependência do pacote enquanto uma versão atualizada não é disponibilizada. Instale-o usando o dpkg e rode o “apt-get -f install”:

# dpkg -i fuse-source.deb
# apt-get -f install

O pacote ltsp-server inclui o serviço “ltspswapd“, responsável pelo swap via rede no LTSP 4.2. Ative o serviço e configure-o para subir durante o boot:

# /etc/init.d/ltspswapd start
# update-rc.d -f ltspswapd defaults

Agora falta apenas adicionar a linha abaixo na configuração das estações que forem utilizar swap, dentro do arquivo lts.conf:

USE_NBD_SWAP = Y

O default é armazenar os arquivos de swap dentro da pasta “/var/spool/ltspwap” do servidor, permitindo que cada cliente use um máximo de 64 MB. Esta configuração é mais do que adequada, mas, caso precise alterar, crie o arquivo “/etc/sysconfig/ltspswapd” contendo a linha:

ARGS=”[-p 9210] [-s /var/spool/ltspwap] [-z 64mb] [-d]”

Desta forma, você pode trocar o “/var/spool/ltspwap” e o “64mb” pelos valores desejados.

Com o swap ativo, você notará que as estações passarão a exibir uma mensagem “Formating Swap” rapidamente durante o boot, e os arquivos de cada estação serão criados dentro do diretório “/var/spool/ltspwap”, como em:

# ls -lh /var/spool/ltspswap/

total 129M
-rw——- 1 root root 64M 2006-05-23 19:09 192.168.0.11.swap
-rw——- 1 root root 64M 2006-05-24 10:08 192.168.0.12.swap

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X