Mais configurações

Uma das dúvidas mais comuns com relação ao uso do LTSP é com relação aos dispositivos locais. Como acessar o CD-ROM, disquete ou pendrive conectado à estação? Como fazer com que o som dos aplicativos saia pelas caixas de som da estação e como fazer com que um documento seja impresso na impressora conectada à estação, ao invés de na impressora do servidor?

Isso é mais complicado do que parece à primeira vista, pois ao usar o LTSP as estações exibem na verdade uma sessão remota do servidor. Para que o usuário consiga acessar um CD-ROM colocado no drive da estação de dentro dessa sessão remota, é necessário que a estação compartilhe o CD-ROM com a rede e o servidor monte este compartilhamento, mostrando os arquivos ao usuário de uma forma transparente.

Até o LTSP 4.1, configurar o acesso a dispositivos locais nos clientes era possível, porém bastante trabalhoso. Era usada uma combinação de servidor Samba nas estações (para compartilhar o CD-ROM e disquete com o servidor) e autofs junto com diversos scripts no servidor. Uma salada onde muita coisa podia dar errado.

No LTSP 4.2 passou a ser usado um sistema novo e quase revolucionário de acesso a dispositivos locais, muito mais simples, funcional e robusto que o anterior. Ao inserir um CD-ROM no drive ou plugar um pendrive, são criados ícones no desktop, que desaparecem automaticamente ao ejetar o CD ou remover o pendrive. Existe suporte também a drive de disquetes, caso você seja um dos pobres coitados que ainda é obrigado a conviver com eles ;).

O suporte a impressora também funciona de forma robusta. Apenas o suporte a som ainda é um pouco problemático e trabalhoso de configurar, mas com um pouco de dedicação é possível usar todos os recursos da estação, da mesma forma que usaria um PC local, porém tirando vantagem da melhor velocidade, administração centralizada e outras vantagens do LTSP.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X