Componentes do KDE

Embora à primeira vista pareça ser um pacote único, o KDE é na verdade composto por um conjunto de aplicativos mais ou menos independentes. O componente que mostra a barra de tarefas, onde vai o relógio, iniciar e outros applets é o kicker. O componente que mostra os ícones, papel de parede e outros componentes do desktop é o kdesktop, enquanto o kwin é responsável pelo gerenciamento e exibição das janelas dos programas.

Você pode brincar um pouco com estes componentes experimentando ver o que acontece ao desativar cada um. Pressione Alt+F2 para abrir o “Executar Comando” do KDE e execute o comando “killall kicker”.

Você vai notar que a barra de tarefas sumiu. Você não tem mais a lista de janelas e os programas desaparecem ao serem minimizados. Pressione Ctrl+F2 novamente e execute o comando “kicker”. Tudo volta à normalidade.

Experimente fazer o mesmo com o kwin. Ao fechá-lo, as janelas ficam “grudadas” na tela, você não consegue mais minimizar nem movê-las, mas ao reabri-lo tudo volta ao normal. Fazendo o mesmo com o kdesktop, você vai perceber que os ícones e papel de parede do desktop desaparecem.

Às vezes acontece de um destes componentes travar (principalmente o kicker), causando os mesmos sintomas que você acabou de ver. Nestes casos, ao invés de reiniciar o X, ou pior, reiniciar o micro, você pode simplesmente pressionar Alt+F2 e reabrir o componente, sem prejudicar o que estava fazendo.

Você pode ver mais detalhes sobre os componentes e arquivos de inicialização do KDE aqui: http://www.kde.org/areas/sysadmin/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X