Acessando via ADSL, cabo, rádio ou rede local

Os modems já foram a forma mais popular de acesso à Web, mas hoje em dia os serviços de banda larga têm uma relação custo-benefício bem melhor; pois você não gasta com telefone e, por ser ininterrupta, a conexão pode ser compartilhada entre vários micros dentro da rede local. O próprio Kurumin permite compartilhar a conexão muito fácil.

O ícone “Configurar Rede Local, Ip Fixo, cabo ou modem roteador” chama o netcardconfig, que permite configurar a rede. Ele lhe dá a opção de configurar a rede automaticamente via DHCP ou especificar os endereços manualmente. Na verdade, o Kurumin já tenta configurar a rede automaticamente via DHCP durante o boot, em muitas redes você já vai sair navegando.

Se a sua rede não possui um servidor DHCP, a configuração manual fica assim:

Endereço IP: Qualquer endereço dentro da faixa de endereços usada na sua rede, como em: 192.168.0.3.

Servidor DNS: Os endereços dos servidores DNS do seu provedor, ou o DNS da rede local, como em: 200.177.250.10 .

Gateway Padrão: O endereço do modem ou servidor que está compartilhando a conexão dentro da rede, como: 192.168.0.1.

Nos serviços de acesso via cabo, o modem funciona como um bridge, conectando seu micro à rede do provedor. Para acessar, você precisa apenas obter o endereço IP via DHCP. Compre sempre um modem que se conecta diretamente à placa de rede, isso facilita muito a configuração. Os modems que são ligados à porta USB precisam de um driver adicional e nem todos os modelos são suportados no Linux.

Os serviços de acesso via rádio usam uma conexão wireless, geralmente uma placa 802.11b (Wi-Fi) com um servidor, antena e amplificador instalados no topo dos prédios e cabos de rede tradicionais até os apartamentos e casas próximas. Este servidor compartilha a conexão e os assinantes precisam apenas configurar a rede com os endereços fornecidos pelo provedor de acesso.

Se você acessa via ADSL, existem duas possibilidades:

As instalações antigas e os planos empresariais usam IP fixo ou configuração via DHCP, onde a conexão é configurada como se fosse uma conexão de rede local. Uma segunda forma de conectar desta forma é configurar o modem ADSL como roteador, onde o modem funciona como um servidor de conexão, efetuando a conexão e compartilhando com os micros da rede local. Você obtém a configuração via DHCP e pronto.

Pesquise sobre a configuração do seu modem, a maioria oferece esta função. A configuração pode ser acessada através do navegador ou via telnet, de acordo com o modelo.

Nas instalações atuais a conexão é autenticada via PPPoE, uma forma dos provedores exigirem autenticação, terem controle sobre a banda consumida e tempo de conexão. Neste caso use a opção: “Configurar ADSL/PPPoE“.

Esta opção chama o pppoeconf, o utilitário que permite ativar a conexão com a Web casa você utilize algum serviço de banda larga que exija autenticação. Naturalmente, o utilitário só funciona se a sua placa de rede tiver sido detectada durante o boot. Lembre-se de que você só precisa se autenticar ao manter o modem configurado como bridge. Configurando o modem como roteador o problema é resolvido.

Uma última possibilidade são as conexões via ISDN. O Kurumin suporta vários modems ISDN, através do isdn-config. A lista inclui também alguns modelos internos. Basta indicar o modelo do modem e fornecer os dados do provedor de acesso. O ISDN utiliza um tipo especial de modem, que estabelece uma conexão de 64k ou 128k usando uma linha telefônica comum. Porém, além da taxa mensal, você continua pagando pulsos (conectando a 128k você paga dois pulsos, como se estivesse usando duas linhas telefônicas simultaneamente) e a mensalidade do provedor. Embora o ISDN seja um pouco mais rápido e mais estável que o acesso via modem, ele nunca foi muito popular por causa do custo. Hoje em dia está caindo em desuso por causa da concorrência do ADSL, cabo, rádio e wireless.

Se o “isdn-config” não estiver disponível na sua instalação, você pode instalá-lo via apt-get, usando o comando:

# apt-get install isdn-config

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X