FreeCraft

O Warcraft II foi um daqueles jogos que fizeram história. Eu lembro de passar horas jogando quando ainda usava um Pentium 133 😉 Mas, o Warcraft II tinha um problema serio, que era a falta de suporte a partidas multiplayer via Internet. Você tinha que discar diretamente para casa de alguém para poder jogar, o que limitava os parceiros a gente da mesma cidade.

Na época existia um programinha chamado Kali que burlava essa limitação, mas nem todo mundo podia compra-lo.

O FreeCraft é um clone open-source do War2, que mantém a mesma estratégia básica, as mesmas construções e unidades, etc. mas vem com suporte nativo a TCP/IP e a resoluções de vídeo acima de 640×480.

Como estamos falando de um game 2D, o game se comporta de uma forma semelhante ao Diablo II LOD, ao usar 1024×768 por exemplo a tela fica “maior”, você pode ver mais unidade e um pedaço maior do terreno de cada vez, o que melhora bastante a jogabilidade. Outro recurso interessante é que você pode jogar numa janela enquanto tenta (será mesmo? 🙂 fazer outras coisas. É muito melhor que ficar jogando paciência.

O FreeCraft é divertido até se você não gosta de Linux. Você vai poder descarregar todo o seu stress assassinando os inocentes (e irritantes) pinguins que ficam perambulando pelos cenários… 😉

Existem três modos de jogo. O “Campaign Game” é o modo single player tradicional, onde você vai avançando fase a fase. Os níveis são bem diferentes dos do War2 (posso dizer pois joguei todos os níveis dos dois… 🙂 o problema é que ainda estão disponíveis poucas fases.

O modo “Single Player Game” é uma versão single do modo multiplayer, onde você joga contra oponentes controlados pelo computador. Você pode escolher o mapa, o número de oponentes, a quantidade de recursos iniciais, etc.

Finalmente, temos o “Multi player Game”, o mais legal onde você pode massacrar seus colegas. Os jogos podem ser feitos via internet ou rede local, com até 14 participantes. Os desenvolvedores estão trabalhando num diretório como o Battle.net da Blizzard, onde você possa achar parceiros para jogar online.

Uma das vantagens é que o Freecraft nem precisa ser instalado, é só descompactar os arquivos e abrir o executável que está dentro.

A página oficial é a http://freecraft.sourceforge.net/

A página de downloads é a: http://freecraft.sourceforge.net/download.html

O jogo é composto por dois arquivos, o freecraft-030311-linux.tar.gz (2.5 MB) que contém a engine e o fcmp-030311.tar.gz (8.5 MB) que contém os mapas, sons, bitmaps, etc. (as versões provavelmente serão diferentes quando você for baixar).

Os dois arquivos são separados pois envolvem duas equipes de desenvolvimento diferentes. A primeira é formada pelos programadores que cuidam da parte estrutural e a outra é formada por músicos e designers que cuidam do trabalho de arte.

Você mesmo pode ajudar, criando mais mapas por exemplo, é prático pois eles já virão pré-instalados na próxima versão 🙂

Voltando à instalação, comece descompactando o arquivo freecraft-030311-linux.tar.gz numa pasta qualquer:

tar -zxvf freecraft-030311-linux.tar.gz

Dentro da pasta, que será criada, renomeie a pasta “data” para “data.wc2

cd freecraft-030311
mv data data.wc2

Para terminar, copie o arquivo fcmp-030311.tar.gz para dentro da pasta e descompacte-o também:

tar -zxvf /usr/local/fcmp-030311.tar.gz

Na verdade, o segundo arquivo é opcional (por isso que tivemos que renomear a pasta “data”) mas sem ele o jogo vai ficar muito mais simples, sem sal.

Pronto, agora pra jogar é só acessar a pasta e chamar o executável “freecraft”:

./freecraft

Se você quiser criar um ícone no desktop, clique em Criar Novo > Link para aplicativo e preencha os campos da aba “executar” como no screenshot:

Por algum motivo o game só roda se você abrir um terminal, acessar a pasta onde ele está instalado e chamar o ./freecraft de dentro da pasta. Para que o atalho faça isso, é preciso marcar a opção “Executa no terminal” e colocar os comandos separados por ponto e vírgula na linha. No meu caso instalei o /usr/local, mas você pode instalar dentro do seu diretório se usuário se preferir.

Se você algum CD do Warcraft 2 sobrando por aí, existe a possibilidade de instalar as imagens e sons no Freecraft. Neste caso o game conserva todas as características originais, mas os gráficos e som ficam iguais aos do War 2.

Para isso, coloque o CD-ROM no drive e monte o CD-ROM no diretório /cdrom (lembre-se que o padrão na maria das distribuições é /mnt/cdrom):

# mkdir -p /cdrom
# mount /dev/cdrom /cdrom

Depois é só executar o script que faz a extração dos dados. Acesse a pasta “tools” dentro do diretório onde o game foi instalado e chame-o com o comando:

./build.sh

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X