Rumor: RTX 3090 Super pode chegar com consumo de 400W

O mercado de placas de vídeo ainda está cambaleando já que muitas delas estão em falta. Porém, o futuro indica uma melhora nesse quesito, e inclusive já existem rumores sobre as novas gerações de placas de vídeo tanto da AMD quanto da NVIDIA para quem gosta de processamento avançando.

Esses rumores prometem que as novas placas de vídeo chegarão com avanços bem notórios em comparação com os modelos que podem ser encontrados atualmente. O esperado é que elas tenham um desempenho duas vezes melhor e ao mesmo tempo consuma menor energia para isso, tudo graças ao design Multi-Chip Module, que garante chips menores.

As novas linhas tanto da AMD quanto da NVIDIA ainda estão envoltas em mistérios já que o lançamento só será no final do ano que vem. Enquanto isso, outros modelos se destacam como é o caso da linha GeForce RTX 3000 SUPER, que será lançada antes. Elas chegam como uma versão melhorada das RTX 3000 e alguns vazamentos revelam novos detalhes.

Leia também:

Corsair ONE: O PC compacto para jogos é atualizado com NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti
Software consegue minimizar a limitação da capacidade de mineração das GeForce RTX 30 LHR

RTX 3090 SUPER terá consumo de 400 W

RTX 3090 SUPER

A placa de vídeo NVIDIA RTX 3090 SUPER que faz parte dessa nova linha já está em desenvolvimento, segundo rumores divulgados por um leaker chamado Greymon55. Elas vão contar com a GPU GA102 completa e, com isso com um total de 10.572 núcleos CUDA. É uma ótima especificação, porém não é um salto muito grande em relação ao modelo RTX 3090 atual, que conta com 10.496 núcleos CUDA.

Isso significa que a nova placa de vídeo terá apenas 256 núcleos CUDA a mais, ou seja, um total de cerca de 2% a mais, o que não é muito. Outros rumores também sugerem que ela possa ganhar uma atualização em VRAM mais notória e com isso atingir o potencial máximo dos chips GDDR6X que são capazes de atingir velocidades de 24 Gbps. A RTX 3090 atual, para fins de comparação, alcança uma velocidade de 19,5 Gbps.

Porém isso teria um preço. Apesar de já conseguir entregar uma melhoria considerável no desempenho já que os clocks mais altos chegariam a mais de 1,1 TB em uma interface de 384-bit, isso também pode significa mais consumo. Essa atualização toda faria com que esse consumo subisse 50 em relação ao modelo atual, chegando a 400 W.

Placas de vídeo da linha RTX 3000 SUPER chegam em 2022

RTX 3090 SUPER

O resto da linha apresenta outras opções de produtos com modificações mais modestas, porém trazendo mais refinamento em relação aos modelos tradicionais encontrados atualmente. A empresa poderia estar tentando fazer com que a transição entre a RTX 3000 e as próximos RTX 4000 seja mais suave.

Isso foi exatamente o que aconteceu com a linha RTX 2000 SUPER, que chegaram com melhorias para substituir a linha tradicional da época e com preços semelhantes. Os rumores indicam que as novas placas RTX 3000 SUPER chegarão ao mercado tanto para desktops quanto para notebooks no começo do ano que vem.

Fonte: Greymon55, WCCFTech, TweakTown

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!