A AMD está oficialmente adicionando as funcionalidades AFMF (Fluid Motion Frames) 2 e Memória Gráfica Variável aos processadores Ryzen AI 300, o que resulta em um aumento significativo na taxa de quadros por segundo (FPS).
A Memória Gráfica Variável (VGM) da AMD permite rodar jogos com requisitos mais altos de VRAM em iGPUs, enquanto o AFMF 2 melhora o FPS.
Leia também
Golpe: homem é enganado e compra Ryzen 7 7800X3D falso
Após críticas, AMD promete melhorar o desempenho do Ryzen 9000 no Windows 11
Lançadas em julho, as APUs Ryzen AI 300 estão chegando gradualmente ao mercado varejista através de parceiros OEM. Equipadas com a arquitetura RDNA 3.5, elas oferecem melhor desempenho se comparadas às versões anteriores RDNA 3. Desde o lançamento, receberam dois updates de drivers: o 24.7.1, que é o driver inicial, e o mais recente 24.8.1, que trouxe novos suportes a jogos, Anti-Lag 2, HYPR-Tune e melhorias de IA.
Detalhes sobre a tecnologia AFMF 2
Nesta quarta-feira (11), a AMD lança um novo software: um driver de pré-visualização do Adrenalin para as APUs Ryzen AI 300. Com ele, é possível aproveitar duas tecnologias: o AFMF 2, que gera quadros avançados para aumentar as taxas de FPS e melhorar a jogabilidade. Jogadores podem ver até 78% mais FPS no Cyberpunk 2077 usando o AFMF 2 com um AMD Ryzen™ AI 9 HX 370. A Memória Gráfica Variável também será suportada, otimizando o desempenho nos processadores Ryzen AI 300.
O Fluid Motion Frames 2 foi introduzido no final de julho para dGPUs e iGPUs RDNA 2, 3 e 3.5. Faz parte do conjunto HYPR-RX, agora disponível nos dispositivos Ryzen AI 300, ativável pela guia de jogos no aplicativo AMD Adrenalin. Ativar o AFMF 2 também habilita o Anti-Lag, garantindo uma experiência de jogo fluida. A Super Resolução Radeon também está disponível para os usuários Ryzen AI 300.
Por exemplo, a AMD demonstrou o Cyberpunk 2077 rodando a até 100 FPS em 1080p com o preset FSR Balanceado e o AFMF 2 ativado, um ganho de 78% em FPS.
Detalhes sobre a tecnologia VGM
Outra novidade para as APUs Ryzen AI 300 é o suporte para VGM, permitindo alocar memória dedicada para gráficos integrados além dos 512 MB padrão.
Isso não deve ser confundido com a memória gráfica “Compartilhada”. A quantidade de memória pode ser ajustada na guia de Desempenho do aplicativo Adrenalin, com opções de Baixo, Médio e Alto. Por exemplo, em um PC Ryzen AI 300 com 32 GB de memória do sistema, o modo “Médio” alocará 8 GB para o iGPU.
Com mais memória para a GPU integrada, os PCs Ryzen AI 300 podem ter um desempenho melhor e rodar jogos com maiores requisitos de VRAM, como Guardians of The Galaxy, que exige pelo menos 3 GB de VRAM.
Essas são duas funcionalidades promissoras para os processadores AMD Ryzen AI 300 e iGPUs Radeon 800M, agora disponíveis para teste pelos usuários. Como é uma pré-visualização técnica, feedbacks podem ser compartilhados com a AMD para aprimoramentos futuros. Caso você queira baixar o driver para testar, é só clicar neste link.
Fonte: Wccfetch