Em 2002, em comemoração a marca de 10 milhões de unidades vendidas do PlayStation 2, a Sony colocou no mercado japonês uma edição do PS2 fat que se transformou em um objeto de cobiça de colecionadores de games mundo afora. Batizada de Ocean Blue (SCH-37000), essa edição carregava uma particularidade que ficou cada vez mais raro nos eletrônicos nos últimos anos: o aspecto translúcido. Tenho um artigo aqui no Hardware.com.br em que listo outros 6 produtos que também adotaram essa característica.
Produtos que seguem esse aspecto permitem uma vislumbre sobre o “que está debaixo do capô”, um contato visual com os chips e circuitos. Ao que consta, foram produzidas entre 50.000 e 250.000 unidades do PS2 Ocean Blue. Considerando que o console vendeu mais de 155 milhões de unidades, essa é uma linha que realmente teve uma tiragem limitada, somado ao fato que as vendas aconteceram somente no Japão.
Essa não foi a única vez que a Sony apostou em uma venda regional para um determinado lote do PS2. Outro caso bem interessante, que também carrega um forte apelo para a questão visual, é a série conhecida como Automobile Color, vendida apenas no Japão, América e Europa.
O Ocean Blue adota um case azul na cor azul, assim como o também cobiçadíssimo Midnight Blue. Não é tão difícil encontrar versões usadas para esse modelo Ocean Blue em sites como o eBay. E o preço exigido pelos revendedores também é mais baixo comparado a outras edições mais famosas, como o Automobile Color.
Mas isso não significa que seja barato. No Brasil, alguns anúncios ativos no Mercado Livre estão pedindo entre R$ 1.500 a R$ 3.149 por essa versão. Salgado, né?
Além dessa versão com case translúcido na cor azul, usada nos modelos Ocean Blue e Midnight Blue, a Sony também vendeu no Japão um modelo com case translúcido na cor preta, versão conhecida como Zen Black.
Um modelo na cor branca também chegou a aparecer. Abaixo uma foto dessa versão, exibida durante a Toyko Game Show 2002.
Você já conhecia essas versões do PS2? Comente abaixo.