Webcam: o que avaliar na hora de comprar

Webcam: o que avaliar na hora de comprar

Realizar transmissões de vídeo ao vivo, criar apresentações ou vídeos em seu canal do YouTube – todas essas atividades exigem uma boa webcam. Quais parâmetros você deve prestar atenção antes de comprar para que este dispositivo ofereça a qualidade de imagem certa? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre webcams.

Vlogs, guias do YouTube, sessões de perguntas e respostas com espectadores – nestes casos, uma webcam pe uma mão na roda. A escolha do modelo certo é muito importante, pois determina a qualidade geral dos materiais que criamos. Portanto, o dispositivo de gravação de imagem deve ser caracterizado por suporte de alta resolução e oferecer fluidez adequada da gravação. Aqui está o que procurar.

Uma das questões mais importantes é a resolução suportada pela webcam. Quanto maior, mais detalhes serão gravados. Obviamente, isso afeta a qualidade geral da imagem gravada. Atualmente, o mínimo absoluto é a resolução HD, por exemplo, 1280 x 720 pixels. Esse valor garante uma qualidade de imagem relativamente boa – para conversas em mensageiros, streaming ou até mesmo a criação de vídeos no YouTube, isso deve ser suficiente, um dos principais modelos com essa reslução é a Lifecam Cinema da Microsoft.

Microsoft Lifecam Cinema

No entanto, se quisermos abordar o assunto com mais qualidade, vale a pena comprar uma câmera de vídeo capaz de gravar em Full HD (por exemplo, 1920 x 1080 pixels) ou até 4K. A qualidade do nosso registro aumentará, embora deva ser lembrado que, no caso da transmissão de imagens ao vivo, será necessária uma Internet mais rápida do que para a transmissão em resoluções mais baixas, como o HD.

Logitech BRIO, uma referêcia quando o assunto é webcam para gravação em 4K

A resolução não é o único parâmetro ao qual devemos prestar atenção. A suavidade das gravações também é muito importante, ou seja, o número de quadros gravados por segundo. Aqui também a regra é simples – quanto maior o valor, melhor.

O padrão agora é uma câmera de vídeo que grava imagens em 30 quadros por segundo. Isso garante uma imagem relativamente suave que parece natural. Se pudermos pagar um pouco mais de despesa, vale a pena procurar por dispositivos de gravação 60 quadros por segundo – as gravações serão definitivamente beneficiadas com mais naturalidade e fluidez.

Ao escolher uma webcam, no entanto, você deve prestar atenção ao fato de que elas podem oferecer uma fluidez diferente da imagem, dependendo da resolução suportada. Vale a pena ler as especificações cuidadosamente e verificar a taxa de quadros gravada para cada resolução. Pode acontecer que sim, a câmera de vídeo selecionada grave vídeo em 60 quadros por segundo, mas apenas em resolução HD. No Full HD, no entanto, ele pode oferecer, por exemplo, 30 quadros por segundo. Um exemplo é a Razer Kiyo, ela grava em Full HD a 30 fps e em HD a 60 quadros, um diferencial interessante desse modelo da Razer é que ela conta com um uma espécie de ring light integrado, um anel circular com 12 LEDs brancos que atuam retirando sombras que estiverem no rosto ou atrapalhando a imagem.

Razer Kiyo

A fluidez da imagem é um parâmetro muito importante, especialmente se planejamos realizar transmissões ao vivo. Portanto, antes de comprar, verifique se a webcam selecionada atende às suas expectativas.

A maioria das webcams possui um microfone embutido que grava o som. Isso não é surpreendente – afinal, é difícil imaginar gravar uma imagem sem um elemento tão importante. No entanto, a qualidade do microfone embutido nem sempre é satisfatória. Nesses casos, considere comprar um dispositivo de gravação de áudio separado, como um microfone de lapela ou um condensador. Essa é dica muito importante caso você queira evar a sério a gravação ou o streaming de vídeo. No entanto, se a câmera for usada principalmente para conversas em chats e para videoconferências, um microfone embutido deve ser suficiente.

No caso de um microfone separado, também é importante posicioná-lo corretamente. Se quisermos capturar todos os sons, ele deve estar localizado abaixo ou acima da lente da câmera. Não o colocamos nas imediações da webcam, pois alguns sons podem sofrer distorções.

Ao escolher uma webcam, também vale a pena verificar a largura do ângulo de visão. Ele define a largura do quadro que será gravado. Graças a isso, poderemos ajustar a imagem aos nossos gostos e preferências.

Se você não um enquadramento mais fechado, tudo o que você precisa é de uma câmera que grava a imagem em 65 ou 80 graus. Nesse caso, elementos adicionais do ambiente não devem distrair nossos espectadores ou interlocutores.

No entanto, se queremos destacar mais elemento, considere comprar uma câmera de vídeo de gravação em 90 graus ou mais. Nesse caso, você pode enquadrar mais pessoa, ou até mesmo mostrar melhor o ambiente em que está. As lentes grande angular também são a escolha ideal quando, além de nós, uma ou mais pessoas devem estar enqudradadas.

Praticamente todos os notebooks atualmente disponíveis para venda possuem uma webcam embutida. Nesse caso, é necessário comprar um dispositivo externo? Tudo depende, é claro, de quais propósitos vamos usá-lo. Se nos preocupamos apenas com as chamadas de vídeo e a qualidade de gravação em si não é tão determinante, a câmera embutida deve ser suficiente.

 

Voê também deve ler!

Tudo o que você precisa saber o novo Microsoft Edge, baseado no Chromium

Dicas para melhorar o Wi-Fi da sua casa

O que é a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados?

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X