Top 5: melhores programas para testar o desempenho do seu PC

Top 5: melhores programas para testar o desempenho do seu PC

Recentemente publicamos um Top 5 com os melhores softwares que você pode utilizar para monitorar o hardware do seu PC, como, por exemplo, acompanhar em tempo real a temperatura dos componentes da sua configuração. Agora vamos para mais uma seleção de 5 programas, dessa vez são os melhores programas para testar o desempenho do seu PC, ferramentas para que você se aventure nessa arte que é o benchmarking.

Cinebench

Desenvolvido pela MAXON, o Cinebench é uma das ferramentas mais conhecidas quando o assunto é atestar a performance do processador, uma forma de atribuir uma pontuação e comparar o desempenho da sua CPU com outros modelos que já estão integrados no banco de dados do software.

Um ponto interessante sobre a ferramenta, e que foi concretizado este ano, é que o Cinebench ganhou uma nova versão, a R20, que veio para substituir a R15, que estava no mercado desde 2013. Essa nova versão utiliza o mais recente mecanismo de renderização Cinema 4D 20 que utiliza o potencial das mais modernas instruções de processamento. Assim como na versão anterior do Cinbench estão disponíveis os testes single-thread e multi-thread, por outro lado, o teste de GPU foi retirado.

Caso você já tenha utilizado ou visto algum teste de processador que utiliza o Cinebench sabe que o software trabalha renderizando uma cena 3D. A versão R20 está bem mais eficiente e rigorosa nesse processo de renderização da cena, o que exige bem mais do hardware que será testado. A Maxon fala que a cena utilizada no Cinebench R20 exige 8x mais poder computacional para ser renderizada e 4x mais memória.

Além de verificar a performance do seu processador, um software como o Cinebench acaba sendo útil também em outras situações, como, por exemplo, entender a forma que um novo cooler a ar ou watercooler que você comprou está trabalhando com seu processador. Em conjunto com algum software de monitoramento, como o HW Monitor, você pode ir acompanhando a variação de temperatura do seu processador durante o processo de renderização do Cinebench. Também é bem legal recorrer a esse teste quando seu processador irá passar por overclock. Rode o teste do Cinebench com a CPU em stock e depois refaça o teste com o processador já sob o efeito do overclock e compare a pontuação entre os dois casos.

Superposition

Coloque sua placa de vídeo à prova de 17 cenas renderizadas com riqueza de detalhes e escolha diversos presets de resolução e qualidade gráfica. Essa é a proposta do Superposition, suite de benchmark produzida pela Unigine, que também é conhecida por suas outras ferramentas de teste para placa de vídeo, como Heaven.

Uma das coisas que eu mais curto no Superposition é o trabalho gráfico da ferramenta, tanto nas cenas que são colocadas para a renderização durante o teste de performance quanto no menu do software. Tudo é muito bem organizado, bonito e intuito. Além da ferramenta de benchmar que você define um preset – com resolução e API -, ou parte para o modo customizado, com o ajuste manual, há no Superposition o modo game. É a mesma cena utilizada na renderização durante o benchmark, mas com a diferença que você consegue ter uma interação em tempo real, como se estivesse num jogo mesmo, movimentando-se pelo ambiente, pegando objetos e mudando de lugar, entre outras coisas, tudo isto, é claro, acompanhando com os dados em tempo real na tela que mostram como a placa de vídeo está se saindo.

Para os felizardos que possuem um headset de realidade virtual, como o Oculus ou SteamVR, o Superposition também tem uma ferramenta integrada para teste em VR. Os resultados dos testes gerados pelo Superposition também podem ser comparados online. O Superposition está disponível tanto no modo gratuito quanto numa versão paga, que oferece mais recursos.

3D Mark

Falou em benchmark de placas de vídeo falou em 3DMark, essa solução completa de testes da UL Benchmarks é figurinha carimbada em qualquer análise de placas de vídeo que você ver pela internet. Ele é tão adorado pelos benchmarkers porque está constantemente se reciclando,oferecendo cenários de testes que podem explorar as tecnologias mais interessantes do mercado.

Infelizmente a versão gratuita do software conta com limitações, mas mesmo assim você terá diversos modelos de teste para explorar, divididos em categorias, como o Time Spy, que roda sob a API DirectX 12 um teste voltado para PCs com placa de vídeo dedicada, ou o Night Raid que utiliza a mesma API no teste, mas se concentra em verificar como um computador com chip gráfico integrado se comporta. Você pode até verificar a performance da sua placa de vídeo em Ray Tracing, com o Port Royal.

Após o teste você tem um panorama completo sobre como o seu hardware se comportou, com direito a um gráfico que exibe a variação de temperatura, além é claro da velocidade do clock, framerate e uma pontuação.

CrystalDiskMark

Passamos agora para um dos softwares mais conhecidos para a avaliação da performance de unidades de armazenamento, como HDs e SSDs. Esta ferramenta de software livre, assim como o 3DMark, é recorrentemente utilizada nas análises publicadas nos mais variados veículos do mundo, só que ao invés de ser para a placa de vídeo, mostrando a performance e a média de frames por segundo, o CrystalDiskMark se concentra nas unidades de armazenamento, exibindo a velocidades de leitura e escrita em MB/s. A interface é bem simples e direta e você consegue ter um panorama completo da performance em tamanhos de arquivos diferentes, incluindo blocos compactos, de 4KB, determinantes para ter uma noção de como será a performance da unidade em leitura num estágio mais realista do dia a dia de uso.

PCMark 10

Encerramos esse Top 5 com outro software da UL Benchmark. Diferentemente do 3DMark, que é focado nas placas de vídeo, o PCMark é um conjunto de testes mais amplo. Dividido em categorias, este software reúne avaliação da performance do dispositivo em trabalhar com navegação, vídeo-conferência, inicialização de aplicativos, ao lidar com softwares de escritório, edição de fotos e vídeos, renderização, entre outras coisas. Outro recurso interessante do PCMark 10 é o seu teste de bateria baseado em um conjunto de rotinas do dia a dia, aproximando o resultado com o que o usuário terá no seu uso.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X